A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Casinha da Emília passará por uma reforma estrutural a partir de outubro. A intervenção prevê a substituição do telhado e do forro, além de melhorias na parte elétrica do prédio. O investimento é de aproximadamente R$ 465,9 mil, e a execução deve levar entre cinco e seis meses, conforme as condições climáticas.
Durante o período de obras, os alunos serão temporariamente transferidos para duas escolas estaduais. As crianças da etapa de creche serão atendidas na Escola Estadual Lilian Guimarães, enquanto as turmas da pré-escola serão encaminhadas para a Escola Estadual João Fagundes. Os espaços estão sendo adaptados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) para atender às necessidades das diferentes faixas etárias.
A secretária municipal de Educação, professora Dirce Gracioso, explicou que a mudança será temporária e que a equipe responsável pelo atendimento das crianças permanecerá a mesma. “O atendimento vai continuar sendo mantido pelos professores titulares das turmas, com os auxiliares. As crianças é que serão realocadas”, afirmou.
Segundo a titular da pasta, a necessidade da intervenção está relacionada principalmente às condições da cobertura do prédio. A Emei possui diferentes estruturas de telhado, e os pontos de encontro entre elas apresentam problemas de escoamento e infiltração. “São três tipos de cobertura diferentes. No encontro entre um tipo de cobertura e outro, entra muita água. Essa junção de telhados diferentes não tem um bom escoamento, e isso faz com que chova, embora não chova em nenhuma sala de aula, mas no corredor e no saguão”, explicou Dirce.
Adaptação dos espaços
Para receber temporariamente os alunos, a Semed está realizando adequações nas duas escolas estaduais. Entre as medidas estão ajustes nos banheiros e a instalação de estruturas que permitam adequar a altura dos vasos sanitários às crianças menores.
No João Fagundes, também será organizada uma estrutura específica para a alimentação dos estudantes. “Estamos fazendo uma reforma nessas novas escolas também, adaptando os espaços. Por exemplo, a cantina no João Fagundes terá também uma cozinha separada para a alimentação das crianças, para a merenda escolar”, detalhou a secretária.
A transferência ocorre por meio de uma parceria com o Governo do Estado, com apoio da 10ª Coordenadoria Regional de Educação (10ª CRE). Conforme Dirce, a Semed chegou a avaliar outros espaços mais próximos da Casinha da Emília, incluindo o Centro Comunitário, mas as condições não eram adequadas para receber as crianças. “Nós não tivemos nenhum outro espaço mais próximo da localidade. Chegamos a buscar para ver se tínhamos condições de até acomodá-los no Centro Comunitário, mas as condições não são adequadas para as peças de educação infantil. E outras escolas mais próximas não têm disponibilidade de espaço físico para o atendimento”, afirmou.
As crianças da pré-escola que forem encaminhadas ao João Fagundes contarão com transporte escolar municipal. O deslocamento será realizado nos dois turnos, com saída e retorno entre a Casinha da Emília e a escola estadual. “Os alunos serão transportados da Casinha até o João Fagundes e do João Fagundes de volta até a Casinha, nos dois turnos. Sairão de lá da escola às 8 horas, horário em que os professores e auxiliares começam a cuidar do educandário”, explicou Dirce.
Para a secretária, a utilização do transporte também pode contribuir para a adaptação dos estudantes à nova rotina. “No transporte já é um momento também de aprendizagem, onde as crianças aprendem a andar em transporte coletivo, mesmo que seja escolar”, completou.
As crianças da etapa de creche permanecerão na Escola Lilian Guimarães, escolhida pela proximidade com a comunidade. “Os ‘menorzinhos’ da etapa de creche irão para o Lilian Guimarães, que é perto da comunidade. E as etapas de pré-escola irão para o João Fagundes”, destacou.
Reuniões com as famílias
A Semed também iniciou reuniões com pais e responsáveis para apresentar o planejamento da mudança e esclarecer dúvidas sobre o funcionamento das atividades durante a reforma. O primeiro encontro ocorreu na segunda-feira, 28/9, com as famílias da creche, e outro está sendo realizado nesta terça-feira, 29/9, com os responsáveis pelos alunos da pré-escola.
“Nós fizemos reunião na segunda-feira com os pais da etapa de creche e, nesta terça-feira, com os da pré-escola. Estaremos fazendo isso para explicar, informar, esclarecer e responder questionamentos e dúvidas que possam ter”, afirmou Dirce. A secretária reforçou ainda que a transferência dos estudantes não altera a composição das equipes responsáveis pelas turmas. Professores titulares e auxiliares continuarão acompanhando os mesmos alunos durante o período.
Dirce também ressaltou a importância da presença das crianças nas atividades mesmo durante o período de adaptação. “Apesar desse remanejamento das crianças enquanto a obra se executa, a frequência é bastante importante, porque é na escola que se aprende, de forma presencial”, finalizou.
Prazo da obra
O processo para contratação da reforma foi concluído e assinado pelo prefeito Carlos Delgado na segunda-feira, 28. O contrato estabelece um prazo estimado de cinco a seis meses para a execução dos serviços.
A previsão da Semed é que a intervenção seja concluída até o fim de fevereiro de 2027, mas o cronograma poderá sofrer alterações em razão das condições climáticas, especialmente nas etapas realizadas na área externa do prédio. “Temos a expectativa de que termine no fim de fevereiro, mas, como obra, principalmente a obra externa, ela também depende das condições do tempo”, explicou Gracioso.


