URUGUAIANA JN PREVISÃO

Unipampa

Curso de Medicina Veterinária realiza visita técnica ao Parque do Espinilho

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O local apresenta diversas espécies de animais e plantas, muitas delas endêmicas.

No último sábado, 15/7, um grupo de acadêmicos e professores do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Uruguaiana, realizou uma visita técnica ao Parque do Espinilho, localizado no município de Barra do Quaraí.

A visita teve como objetivo conhecer a flora e fauna presentes no ecossistema único, que não tem ocorrência em nenhuma outra área do país, denominado savana parque. A importante Unidade de Conservação, foi criada em 1975, visando atender às finalidades previstas na Convenção para Proteção da Flora, da Fauna e das Belezas Cênicas dos Países da América, aprovada pelo Decreto Legislativo Federal n° 3, de 13 de fevereiro de 1948, e às previstas no artigo 5° da Lei federal n° 4.771, de 15 de setembro de 1965.

O Parque é imprescindível para a conservação de uma formação vegetal que só ocorre na região (savane estepe e savana parque), possuindo espécies características, como o espinilho (Acacia caven), o algarrobo (Prosopis nigra) e o inhanduvai (Prosopis affinis).

Além da formação vegetal exclusiva, várias espécies da fauna estão associadas a esse tipo de formação e dependem do Parque para a manutenção de suas populações. O local apresenta diversas espécies de animais e plantas, muitas delas endêmicas.

A fauna do Parque do Espinilho é diversificada, composta por capivaras, cervos galhados, veados, graxains, pacas, lontras, jaguatiricas, anfíbios, répteis (cruzeiro, jararaca-pintada, coral) e uma infinidade de pássaros da avifauna local e migratórios.  O cardeal amarelo (Gubernatrix cristata), espécie rara e ameaçada de extinção, está restrita ao Parque Estadual do Espinilho.

Na oportunidade, o grupo de alunos, acompanhados pelos docentes Claudete Izabel Funguetto, Débora da Cruz Payão Pellegrini e Carlos Alexandre Oelke, foi recebido pelo Gestor do Parque, Maurício Scherer.

Termina nesta sexta prazo para inscrições em programa da UniRede Anterior

Termina nesta sexta prazo para inscrições em programa da UniRede

UFSM tem novos cursos de mestrado e doutorado aprovados pela Capes Próximo

UFSM tem novos cursos de mestrado e doutorado aprovados pela Capes

Deixe seu comentário