URUGUAIANA JN PREVISÃO

Governo do RS

Escolas da 10ª CRE já possuem recursos liberados do Agiliza Educação

Pexels imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Até a data de quarta-feira, 153, todas as 62 escolas já haviam encaminhado o plano de ação preenchido.

O governo do Estado iniciou nessa semana a distribuição às escolas da rede estadual de ensino dos cadernos do programa Agiliza Educação 2023, iniciativa que repassa recursos para que as próprias instituições executem obras e reparos de baixa complexidade. A publicação elenca as melhorias de infraestrutura que cada uma deve providenciar, atendendo ao plano de qualificação da infraestrutura escolar elaborado pelo Executivo. 

Conforme a 10ª Coordenadoria Regional de Educação (10ªCRE), o material foi encaminhado as 62 escolas dos cincos municípios de abrangência da coordenadoria (Uruguaiana, Barra do Quaraí, Itaqui, Alegrete e Manoel Viana) via e-mail. Até a data de quarta-feira, 15/3, todas as 62 escolas já haviam encaminhado o plano de ação preenchido.

 O documento foi revisado pelo setor do financeiro e encaminhado para a Secretaria de Educação (SEDUC), que orientou a 10ª CRE que se o documento estava preenchido corretamente pelas escolas o recurso já poderia ser utilizado. Os nomes das escolas que já podem começaram a utilizar os recursos ainda não foram divulgados.

O valor total destinado as escolas abrangidas pelos cinco municípios da 10ª CRE é de 858.794,00. A verba será aplicada conforme a necessidade de cada escola, de acordo com o que foi apontado no Plano de Aplicações.

Do valor total que chegará para o município, R$ 363.278,50 serão destinados para manutenção e R$ 74.804,99 é o valor permanente. Segundo a 10ª Coordenadoria Regional de Educação (10ªCRE), o valor maior é para as obras de manutenção como reparos hidráulicos, pintura e rede elétrica. Já o valor permanente é para a aquisição de patrimônio como mesas, cadeiras, armários etc.

Uma das instituições que serão contempladas com o valor será a Escola Estadual de Ensino Fundamental Flores da Cunha, que está temporariamente interditada desde junho de 2019, após um curto-circuito que causou um princípio de incêndio em um dos ventiladores de uma sala de aulas.

Com os recursos, todos os estabelecimentos beneficiados poderão realizar reparos e aquisições diretamente pela equipe diretiva das escolas, como reformas na rede elétrica e hidráulica, em banheiros, refeitórios, cozinhas e na sala de professores, além de pintura de ambientes e aquisição de grades e portões. A ação tem o objetivo de conferir rapidez aos processos e permitir maior autonomia na resolução de problemas.

MEC debate novos caminhos para alfabetização Anterior

MEC debate novos caminhos para alfabetização

Governo lança edital de concurso público para professores Próximo

Governo lança edital de concurso público para professores

Deixe seu comentário