URUGUAIANA JN PREVISÃO

Unesco

Geoparques Quarta Colônia e Caçapava recebem certificação

Após sete meses da visita dos representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para avaliação dos Geoparque Quarta Colônia e Caçapava, foi anunciada a certificação mundial dos territórios. O anúncio aconteceu após o 216º Conselho Executivo da Unesco realizado em Paris, na França.

Geoparque é um selo de qualidade obtido por territórios que atuam na perspectiva do desenvolvimento local sustentável. Além disso, para ser reconhecido como Geoparque, os territórios devem possuir importância científica, cultural, paisagística, geológica, arqueológica, paleontológica e histórica.

Os geoparques gaúchos foram os únicos candidatos brasileiros deste ano e agora eles se juntam aos outros três territórios do país que já possuíam a certificação. O Geoparque Araripe, no Ceará, o Geoparque Caminhos do Sul, localizado entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul e o Geoparque Seridó, no Rio Grande do Norte.

A Coordenadora Institucional do Projeto Geoparques na UFSM, Jaciele Sell, destaca que agora os territórios passam a compor uma rede mundial de geoparques e são considerados patrimônios da humanidade. Por isso, a certificação contribui para o desenvolvimento sustentável das regiões, a partir da conservação do patrimônio, da educação ambiental e da geração de renda.

Geoparque Quarta Colônia e Caçapava

Na Quarta Colônia, foram encontrados muitos fósseis que datam de milhões de anos atrás, e são considerados um dos mais antigos do planeta, que gera mais atrativos e pontos positivos para a aprovação da criação do Geoparque, além das belezas naturais e culturais que a região tem a oferecer.

Ao todo são nove municípios que compõem o Geoparque Quarta Colônia, sendo eles: Agudo, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Sêca, São João do Polêsine, Silveira Martins e Dona Francisca.

O Geoparque Caçapava está localizado em Caçapava do Sul, considerada a capital gaúcha da geodiversidade com mais de 30 geossítios catalogados. A principal característica do território é a presença de rochas muito antigas que contribuíram para a certificação. O projeto Geoparque Caçapava é realizado em cooperação entre a UFSM, Unipampa e prefeitura de Caçapava do Sul, além de contar com o apoio da comunidade, instituições e empresas locais.

Unipampa forma primeira médica uruguaianense Anterior

Unipampa forma primeira médica uruguaianense

Edital do Enem 2023 conta com acessibilidade Próximo

Edital do Enem 2023 conta com acessibilidade

Deixe seu comentário