Estudantes do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e de outras instituições integrantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica poderão realizar gratuitamente o Exame de Proficiência em Língua Inglesa (EPLI). Em Uruguaiana, o campus do IFFar manifestou interesse em receber uma das aplicações da avaliação, conforme informou ao CIDADE o diretor-geral da unidade, Jhonathan Silveira.
A iniciativa é coordenada pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e pretende ampliar o acesso dos estudantes da rede pública federal a uma certificação de proficiência no idioma. As aplicações ocorrerão até 14 de novembro, em diferentes unidades participantes de todo o país.
Segundo Silveira, o IFFar terá aproximadamente 700 vagas distribuídas entre seus campi, mas a quantidade destinada especificamente à unidade de Uruguaiana ainda não foi definida. O número dependerá da organização da oferta e da distribuição das vagas entre as unidades participantes.
Certificação
O resultado do EPLI poderá ser utilizado pelos estudantes em situações nas quais seja necessário comprovar conhecimento da língua inglesa. Entre as possibilidades estão programas de mobilidade acadêmica, intercâmbios, seleção para bolsas de estudo e pesquisa, processos seletivos e ingresso em cursos de pós-graduação.
A avaliação é destinada a estudantes regularmente matriculados em instituições da Rede Federal que aderiram ao programa. Podem participar alunos de cursos técnicos de nível médio, graduação, pós-graduação e também de atividades ou cursos de extensão, desde que estejam formalmente vinculados à instituição participante e tenham concluído o ensino fundamental.
A realização do exame ocorre presencialmente, embora a prova seja respondida em uma plataforma digital. O candidato deve comparecer ao local indicado pela instituição, geralmente um laboratório de informática, para realizar a avaliação.
Aplicações
Os procedimentos de inscrição e participação são definidos individualmente por cada instituição, por meio de edital próprio. Por isso, os estudantes interessados devem acompanhar os canais oficiais do IFFar para verificar as regras específicas, o período de inscrição e a disponibilidade de vagas em Uruguaiana.
As aplicações estão programadas para ocorrer semanalmente, sempre pelo horário oficial de Brasília. Às quartas-feiras, os exames serão realizados às 8h e às 13h. Nas sextas-feiras, haverá sessões às 8h, 13h e 18h. Aos sábados, os horários previstos são 8h e 10h30.
Rede federal
O EPLI foi desenvolvido por profissionais da própria Rede Federal e nasceu de uma parceria entre o MEC e o IFSP. A proposta envolveu especialistas de diferentes áreas e foi estruturada para atender às demandas acadêmicas dos estudantes e ampliar as possibilidades de internacionalização das instituições.
Ao todo, 39 instituições da Rede Federal aderiram à iniciativa, incluindo 37 institutos federais, o Cefet-MG e o Colégio Pedro II. A expectativa é realizar cerca de 36 mil aplicações em mais de 700 campi distribuídos pelas diferentes regiões brasileiras.
Além de oferecer uma ferramenta para comprovação da proficiência em inglês, o projeto pretende formar uma base de dados nacional sobre as competências linguísticas dos estudantes. As informações poderão contribuir para pesquisas e diagnósticos institucionais, além de auxiliar na elaboração de políticas públicas relacionadas ao ensino de idiomas e à internacionalização da educação.


