URUGUAIANA JN PREVISÃO

Ensino Público

MEC debate novos caminhos para alfabetização

Luis Fortes imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Objetivo é discutir melhores caminhos para alfabetizar as crianças brasileiras.

O Ministério da Educação (MEC) realizou na terça-feira, 14/3 e quarta-feira 15/3, o seminário "Alfabetização no Brasil: marcos pedagógicos, avaliação e acompanhamento da aprendizagem". O evento foi realizado na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e conta com a presença de professores, pesquisadores e entidades de classe.

O encontro teve como objetivo debater com representantes da comunidade escolar a respeito dos melhores caminhos para alfabetizar as crianças brasileiras e sobre o aperfeiçoamento dos indicadores de resultados da aprendizagem e, assim, conseguir diminuir as desigualdades de ensino no país.

Uma das principais discussões do seminário foi de como diminuir o déficit educacional no ensino público brasileiro, principalmente, nas séries iniciais do ensino fundamental. Segundo a secretária Izolda Cela, essa é uma meta da gestão.

"A nossa tarefa é de dizer, neste país, o que é que uma criança ao final dos sete anos, de forma padrão, o que é que ela é capaz de fazer, quais são as suas competências, como ela se desempenha com relação à questão da leitura e da escrita, só que para perseguir isso temos que ter uma ação sistêmica", frisou.

A secretária da Educação Básica, Kátia Schweickardt, enfatiza que é preciso um regime de colaboração entre União, estados e municípios, para efetivar o programa de alfabetização no país. "A gente não quer fazer alguma coisa que se imponha às realidades, mas a gente quer, nesses processos de escuta, para construir a política, poder apoiar as boas iniciativas e pactuar métricas para que a gente possa ir entendendo como essas crianças estão desenvolvendo os seus processos cognitivos".

Kátia acredita que o seminário é o primeiro passo de uma série de rodas de conversa que devem acontecer entre a gestão federal e a comunidade escolar para que todos juntos construam um novo plano de educação no Brasil.

Diversos professores e pesquisadores contribuíram para as discussões no primeiro dia de seminário, um deles é professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais, Chico Soares. Especialista em avaliação educacional, ele aponta os indicadores de resultados fundamentais para a construção de políticas públicas.

"O meu olhar é específico, que é de verificar qual é o instrumento mais adequado para saber se a criança está ou não alfabetizada, porque a forma de verificar ela vai pautar o ensino, então a gente está aqui reunido, para ouvir as pessoas, para que a gente possa desenhar bons instrumentos que ajudem na alfabetização".

Aplicativo ajudará na identificação de obras paralisadas Anterior

Aplicativo ajudará na identificação de obras paralisadas

Escolas da 10ª CRE já possuem recursos liberados do Agiliza Educação Próximo

Escolas da 10ª CRE já possuem recursos liberados do Agiliza Educação

Deixe seu comentário