URUGUAIANA JN PREVISÃO

Governo Federal

MEC inicia consulta pública sobre o Novo Ensino Médio

Freepik imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Ensino Médio passou por mudanças desde o ano passado.

Foi aberta no dia 24/4 pelo governo federal, a consulta pública sobre o Novo Ensino Médio que recebe contribuições de toda a população até o dia 6 de junho, pela internet. Até a tarde de terça-feira, 23/5, 2.924 opiniões e sugestões já tinham sido enviadas. O Ministério da Educação também realiza eventos presenciais em todos os Estados.

A consulta foi anunciada em março como resposta às demandas de estudantes e professores pela revogação da Reforma do Ensino Médio, aprovada por meio de Medida Provisória pelo Governo Temer. A nova organização da última etapa da educação básica vem recebendo críticas por retirar disciplinas básicas do currículo e não garantir a liberdade de escolha para os estudantes.

Como participar

Primeiro, acesse este link https://www.gov.br/participamaisbrasil/reestruturacao-da-politica-nacional-de-ensino-medio e na sequência abrirá uma página dentro do site do governo federal que apresenta um resumo sobre a reforma realizada nessa etapa de ensino e implementada desde o ano passado. Também há informações sobre o número de matrículas no Ensino Médio.

Após o resumo, 11 perguntas são feitas. Qualquer brasileiro pode respondê-las, mas, para participar, é preciso antes fazer o login no portal gov.br.

Em cada questão, é feita uma proposição. Depois da leitura, o participante deve marcar “concordo com a proposição” ou “discordo da proposição”. Abaixo, há um espaço para, opcionalmente, deixar comentários ou sugestões.

As proposições trazidas na consulta pública do governo federal abrangem questões como a ampliação do número de horas da etapa de ensino, a carga horária destinada à Formação Geral Básica e à parte flexível do currículo, a composição dos componentes curriculares e o risco ou não de desigualdade a partir da flexibilização curricular. As contribuições deverão ser levadas em conta em um processo de reestruturação da reforma do Ensino Médio.

Capes lança programa de apoio a capacitação de professores Anterior

Capes lança programa de apoio a capacitação de professores

Curso de Libras será realizado pela 10ª CRE Próximo

Curso de Libras será realizado pela 10ª CRE

Deixe seu comentário