Centro de Equoterapia realiza evento para arrecadar recursos
Mobilização em defesa da educação reúne cerca de 500 pessoas
Jairo Souza/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Cerca de 500 pessoas foram às ruas ontem, 15/5, em Uruguaiana, em manifesto contra o corte no orçamento das universidades?e dos?institutos federais anunciado pelo Governo no início deste mês. A mobilização ocorreu em todo país e a estimativa do número de participantes em Uruguaiana é dos agentes de trânsito da Secretaria de Segurança, Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (Segtram).
A concentração para a caminhada iniciou por volta das 13h30, na praça do trevo da rua XV de Novembro, entre Duque de Caxias e Setembrino. Por volta das 14h30, os participantes percorreram a rua Duque Caxias até a praça Barão do Rio Branco. O ato foi organizado por discentes da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e é a adesão foi facultativa.
O CPERS/Sindicato também participou da caminhada e escolas municipais e estaduais paralisaram. De acordo com a 10ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), das 31 escolas de Uruguaiana, 26 paralisaram parcialmente e cinco totalmente.
Os participantes usaram camisetas pretas e carregaram cartazes como "Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido", "não vai ter corte, vai ter luta", "mexeu com a educação, mexeu com todos e todas". Músicas como "a nossa luta é todo dia, educação não é mercadoria" e "Não é mole não. Tem dinheiro para milícia, mas não tem para educação" também marcaram a manifestação.
Abraço no IFFar
Na última segunda-feira, 13/5, o campus avançado Uruguaiana do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), concomitante aos demais campi do Instituto, fizeram uma reflexão acerca do momento de bloqueio de verbas, onde foi lida a carta do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), ressaltando o número de alunos, instituições e servidores. Na sequência, foi dado um "abraço" coletivo no prédio da instituição.
Campanha da Unipampa
A Unipampa lançou na última segunda-feira, 13/5, a campanha de valorização da instituição "Unipampa: Nosso Patrimônio. Nosso Orgulho".
A iniciativa contará com uma série de ações como a produção de vídeos com depoimentos da comunidade, postagens diárias nas mídias sociais com dados e informações sobre a importância e impacto da Universidade na sociedade. Além de tema para aplicação na foto de perfil e divulgação da #UnipampaNossoPatrimônioNossoOrgulho.
A campanha pretende envolver docentes, estudantes, egressos, servidores ativos e aposentados, terceirizados e toda a comunidade dos dez municípios em que a Unipampa está instalada.
Deixe seu comentário