Até março
Prêmio Jovem da Água de Estocolmo está com inscrições abertas
divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O vencedor da etapa nacional representará o país na final internacional do Prêmio, na Suécia.
Estão abertas, até o dia 26 de março, as inscrições para a etapa brasileira do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Stockholm Junior Water Prize). A competição internacional é voltada para estudantes com idades entre 15 e 20 anos que desenvolveram projetos escolares com potencial de solucionar desafios relacionados à água, ao meio ambiente, à sustentabilidade e ao saneamento.
A competição acontecerá em duas etapas, sendo uma nacional e outra internacional. A primeira fase será realizada entre os dias 21 e 24 de maio, em Belo Horizonte, durante a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (Fitabes). O vencedor representará o país na final internacional do Prêmio, que será realizada durante a Semana Mundial da Água de Estocolmo, na Suécia, entre agosto e setembro de 2023.
Conforme o edital, as temáticas dos trabalhos “podem vir do campo de ciências naturais, sociais, esportes, saúde, arte, música, entre outros, desde que tenham foco na melhora da qualidade de vida a partir da melhora da qualidade da água, gestão de recursos hídricos, proteção ao meio ambiente, e tratamento de água ou efluentes”.
Os projetos podem endereçar tópicos locais, regionais, nacionais ou globais. Além disso, o trabalho a ser inscrito deverá ter sido elaborado, obrigatoriamente, durante o Ensino Médio, podendo a autoria ser individual ou em dupla.
O Prêmio é organizado pelo Stockholm International Water Institute (SIWI) desde 1997 e tem a Princesa Victoria da Suécia como Patrona. Atualmente, 40 países participam do SJWP - dentre eles, o Brasil, que ingressou na competição em 2017. Mais informações podem ser obtidas na página do congresso através do link https://congressoabes.com.br/sjwp2023/
Deixe seu comentário