Rede Estadual
Provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica iniciam neste mês
Entre os dias 23 de outubro e 10 de novembro acontecem as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em todo o país. A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) promove uma ampla mobilização de professores, estudantes e equipes diretivas visando a participação deles nas atividades. A edição deste ano encerra um ciclo cujo objetivo tem sido verificar como está a aprendizagem dos estudantes brasileiros no período pós-pandemia.
A prova, que é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), visa avaliar e diagnosticar a qualidade da educação básica brasileira. Além disso, a avaliação gera dados e indicadores que subsidiam a elaboração e o monitoramento das políticas educacionais do país.
Para mobilizar a comunidade escolar, serão realizados, ao longo do mês, encontros com as coordenadorias regionais de Educação (CREs) e visitas às escolas de cada região para dialogar com o corpo docente sobre a importância da participação das instituições nesta avaliação nacional. O resultado dela é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.
A coordenadora da 10ª CRE, professora Sara Cardoso, destaca a importância da atividade. “A avaliação externa não é para dar um resultado em notas, mas sim uma visão geral de cada escola para a própria gestão da instituição, para a Coordenadoria, para a Secretaria e para o Ministério da Educação. Precisamos saber onde estamos”.
Dentre os pontos trabalhados na avaliação está a participação que ainda é baixa na região. “Precisamos mobilizar estudantes, famílias, e escolas como um todo. Já estamos nesse trabalho e estamos melhorando a participação, mas ainda precisamos de mais pessoas engajadas. Não é a nota que o aluno tira, ele pode ter uma nota muito alta, mas se a participação é baixa o nosso índice vai baixar”, revela Sara.
Avaliação 2023
Desde 2019, está sendo feita uma transição gradual entre as matrizes de referência utilizadas desde 2001 e as novas matrizes elaboradas em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
No segundo ano do Ensino Fundamental, o conteúdo das provas de Língua Portuguesa e Matemática já estão alinhados à BNCC. As provas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, avaliadas no quinto e nono ano (de forma amostral), também seguem a BNCC.
No quinto e nono ano do Ensino Fundamental e no terceiro ano do Ensino Médio, os estudantes fazem provas de Língua Portuguesa e Matemática com a mesma referência das edições anteriores do Saeb, que seguem as matrizes de 2001.
A aplicação eletrônica dos questionários, que já era utilizada pela Secretaria Municipal de Educação e por diretores escolares, será ampliada também para professores. “Durante essa avaliação, professores e diretores também respondem a um questionário sobre as condições de espaços físicos e necessidades do professor. Todo esse diagnóstico é para que se trate políticas públicas que venham atender a essas questões que são dos alunos e dos professores, a avaliação e o questionário mostram as necessidades das escolas e os recursos que ainda precisam”, enfatiza a coordenadora.
Para receber os resultados do Saeb, os municípios precisam ter um mínimo de dez estudantes fazendo Saeb nas séries avaliadas e ter, no mínimo, 50% dos alunos participando da avaliação. As escolas também precisam ter um mínimo de dez estudantes fazendo Saeb nas séries avaliadas e ter, no mínimo, 80% dos alunos matriculados participando do Saeb.
A coordenadora destaca a importância do resultado para o estudante. “Os resultados precisam ser disseminados nas escolas. É importante para o estudante saber as condições de aprendizagem dele. Hoje temos aprendizagem e avaliação contínua, ou seja, a todo momento o professor pode avaliar o aluno dentro das propostas que ele coloca, hoje temos esse recurso e precisamos melhorar nossos índices de município, de região e de estado”.
O Saeb é aplicado a cada dois anos e permite produzir indicadores educacionais de regiões, unidades da federação e, quando possível, de municípios e escolas do Brasil. O exame também permite avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação praticada nos diversos níveis governamentais.
As provas são realizadas na própria escola, nos horários de aula, e aplicadas por coordenadores externos. As coordenarias estão em processo de formação e nesta sexta-feira, 6/10, no canal do Youtube da Seduc TV acontece uma live para explicar o que é o Saeb para as famílias, responsáveis e estudantes.
Sara ressalta que a avaliação é de suma importância para todos, “na vida a gente tem que se avaliar, que não é a nota, mas são comportamentos e ações. ´Precisamos buscar melhorias, o que está bom segue com aprimoramentos e o que está ruim precisa de maior atenção. Devemos melhorar os rumos e retomar”.
Deixe seu comentário