Qualifica Uruguaiana formou quase 300 alunos em 2023
O projeto Qualifica Uruguaiana tem como objetivo capacitar os cidadãos e qualificar os serviços para a geração de emprego e renda no município. Em 2023 foram formados quase 300 novos profissionais através de cursos ofertados pela Prefeitura de Uruguaiana em convênio com o Senac RS, Sebrae e Senai.
“Ofertamos através doQqualifica 293 vagas neste ano, totalizando 930 horas em 11 cursos. Todos desenvolvidos através de parcerias com Senai, Sebrae e profissionais voluntários”, destaca Luciana Reis, secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico.
Neste ano o programa disponibilizou os de Eletropneumático, CLP e inversor de frequência; Automação; Soldagem MIG/MAG e TAG; Eletrônica básica; Eletricidade automotiva; Gestão em planos de negócios; Coach executivo; Empretec; Espanhol Básico; Oficina do feltro - ornamentos de Natal e o Workshop - Te prepara que o Natal vem aí.
Projeto de lei
Em maio de 2022, a gestão do prefeito Ronnie Mello enviou à Câmara de Vereadores um projeto de lei para tornar o Qualifica Uruguaiana uma Política Pública de município. Com a aprovação do projeto, a partir de então a administração municipal fica obrigada por lei a realizar ao menos uma edição do programa por ano com oferta de, no mínimo, 250 vagas.
A matéria também exige do executivo municipal um investimento anual de, no mínimo, R$ 400 mil a partir de verba do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumde). O projeto já ofertou capacitações em diversas áreas como tecnologia da informação, atendimento ao público, idiomas, transportes, construção civil, empreendedorismo digital e marketing. Apenas nos últimos dois anos, 492 vagas já foram disponibilizadas
Deixe seu comentário