URUGUAIANA JN PREVISÃO

Vestibular

UFSM discute o retorno do vestibular como forma de ingresso

Divulgação/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A discussão sobre a volta do vestibular será retomada no dia 10 de fevereiro.

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), debateu ontem, 26/1, o possível retorno do vestibular como forma de ingresso na universidade. O debate sobre a resolução das novas formas de ingresso foi discutido pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). 

Inicialmente foi apresentado o parecer da Comissão de Legislação e Normas (CLN) e da Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão (COMEPE). As comissões se posicionaram favoráveis à proposta e destacaram a necessidade de um trabalho contínuo de avaliação das novas formas de ingresso, preenchimento de vagas e evasão.  

O reitor da UFSM, Luciano Schuch, explicou que a proposta de repensar as formas de ingresso na Instituição era uma pauta trazida pela gestão desde a campanha para eleição à reitoria. O reitor apresentou dados e indicadores sobre número de estudantes na Instituição, a taxa de conclusão, evasão e formaturas. Schuch destacou que a Universidade se caracteriza por ser ampla, inclusiva e diversa e, sendo assim, uma única forma de ingresso não daria conta de manter essa característica, por isso a necessidade de repensar os processos. 

Na reunião, o conselheiro Daniel Balin, representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) no Cepe, defendeu o SiSU como um processo democrático de ingresso e questionou o retorno dos modelos próprios (vestibular e Processo Seletivo Seriado) pela restrição de possibilidade de acesso. Daniel também indagou sobre o momento para realizar essa alteração, já que o ensino médio passa por mudanças e isso deve ser analisado. Por outro lado, defendeu que demais formas de ingresso constantes na resolução, como para quilombolas ou pessoas trans, não devem ter aprovação condicionada ao retorno do vestibular, já que tais iniciativas trazem avanços para a Instituição.  

A discussão será retomada em 10 de fevereiro. 


Laboratório realiza projeto para conscientizar sobre o uso do protetor solar Anterior

Laboratório realiza projeto para conscientizar sobre o uso do protetor solar

Seduc divulga lista final dos classificados Próximo

Seduc divulga lista final dos classificados

Deixe seu comentário