URUGUAIANA JN PREVISÃO

Pós-Graduação

UFSM tem novos cursos de mestrado e doutorado aprovados pela Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou na semana passada a aprovação de mais três cursos de pós-graduação para a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM): o mestrado acadêmico em Saúde Coletiva e os doutorados acadêmicos em Direito e em Agronegócios – este, vinculado ao Campus Palmeira das Missões, será o primeiro doutorado fora do Campus Sede. Recentemente a Capes já havia aprovado dois novos cursos de mestrado para a Universidade.

Os novos cursos devem agora ser publicados pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e na sequência seguirão para apreciação do Conselho Universitário (Consu). O prazo para implementar os cursos na UFSM é de até dois anos.

Doutorado em Direito

O doutorado em Direito no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), com previsão de ofertar 10 vagas por ano, deverá ser o primeiro doutorado em Direito em instituição pública de ensino superior do interior gaúcho.

O objetivo geral do doutorado será o de capacitar pesquisadores e juristas para refletir criticamente sobre as transformações que emergem de sociedades globais e suas relações com o direito, com habilidade para propor respostas jurídicas que promovam o acesso global à justiça.

O Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSM foi criado em 2012 e teve sua primeira turma do curso de mestrado em 2013. Nesses 10 anos, já foram titulados aproximadamente 200 mestres em Direito. Em 2023, a Capes reconheceu a excelência do PPGD/UFSM e ampliou o conceito de nota 3 para 4.

Doutorado em Agronegócios

O Doutorado Acadêmico em Agronegócios, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGA) do Campus Palmeira das Missões, que deverá oferecer 14 vagas por seleção, é o primeiro doutorado a ser aprovado pela Capes para um dos campi fora da sede da UFSM. Também será um dos poucos da região sul do Brasil: atualmente há apenas dois PPGs stricto sensu com características similares, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

O objetivo geral do curso é construir conhecimentos interdisciplinares no campo dos agronegócios e contribuir para a sólida formação acadêmica de profissionais, docentes e pesquisadores engajados na promoção da competitividade, do desenvolvimento e da sustentabilidade nos agronegócios.

Além de solidificar a atuação da UFSM na região norte do Rio Grande do Sul, a implantação do doutorado em Agronegócios tende a fortalecer uma região que é grande produtora de diversas cadeias formadoras do agronegócio brasileiro, mas que ainda é carente de cursos de doutorado no setor.

Mestrado em Saúde Coletiva

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) nível mestrado, vinculado ao Departamento de Saúde Coletiva do Centro de Ciências Sociais (CCS) da UFSM, buscará uma formação voltada para o trabalho multiprofissional e interdisciplinar, visando romper com a perspectiva tecnicista da educação e desenvolvimento profissional na saúde. Com previsão de 13 vagas anuais, o mestrado em Saúde Coletiva da UFSM será o primeiro fora da região metropolitana, e o segundo a ser oferecido em instituição pública – o outro é mantido pela UFRGS.

Os objetivos do PPGSC são a formação de recursos humanos com embasamento sólido em Saúde Coletiva, orientados pela ética, e a consolidação da área, agregando profissionais em torno dos projetos de pesquisa, extensão e ensino realizados.

Curso de Medicina Veterinária realiza visita técnica ao Parque do Espinilho Anterior

Curso de Medicina Veterinária realiza visita técnica ao Parque do Espinilho

Bolsas de pesquisa são reajustadas em até 94% Próximo

Bolsas de pesquisa são reajustadas em até 94%

Deixe seu comentário