Pós-Graduação
UFSM tem novos cursos de mestrado e doutorado aprovados pela Capes
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou na semana passada a aprovação de mais três cursos de pós-graduação para a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM): o mestrado acadêmico em Saúde Coletiva e os doutorados acadêmicos em Direito e em Agronegócios – este, vinculado ao Campus Palmeira das Missões, será o primeiro doutorado fora do Campus Sede. Recentemente a Capes já havia aprovado dois novos cursos de mestrado para a Universidade.
Os novos cursos devem agora ser publicados pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e na sequência seguirão para apreciação do Conselho Universitário (Consu). O prazo para implementar os cursos na UFSM é de até dois anos.
Doutorado em Direito
O doutorado em Direito no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), com previsão de ofertar 10 vagas por ano, deverá ser o primeiro doutorado em Direito em instituição pública de ensino superior do interior gaúcho.
O objetivo geral do doutorado será o de capacitar pesquisadores e juristas para refletir criticamente sobre as transformações que emergem de sociedades globais e suas relações com o direito, com habilidade para propor respostas jurídicas que promovam o acesso global à justiça.
O Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSM foi criado em 2012 e teve sua primeira turma do curso de mestrado em 2013. Nesses 10 anos, já foram titulados aproximadamente 200 mestres em Direito. Em 2023, a Capes reconheceu a excelência do PPGD/UFSM e ampliou o conceito de nota 3 para 4.
Doutorado em Agronegócios
O Doutorado Acadêmico em Agronegócios, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGA) do Campus Palmeira das Missões, que deverá oferecer 14 vagas por seleção, é o primeiro doutorado a ser aprovado pela Capes para um dos campi fora da sede da UFSM. Também será um dos poucos da região sul do Brasil: atualmente há apenas dois PPGs stricto sensu com características similares, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
O objetivo geral do curso é construir conhecimentos interdisciplinares no campo dos agronegócios e contribuir para a sólida formação acadêmica de profissionais, docentes e pesquisadores engajados na promoção da competitividade, do desenvolvimento e da sustentabilidade nos agronegócios.
Além de solidificar a atuação da UFSM na região norte do Rio Grande do Sul, a implantação do doutorado em Agronegócios tende a fortalecer uma região que é grande produtora de diversas cadeias formadoras do agronegócio brasileiro, mas que ainda é carente de cursos de doutorado no setor.
Mestrado em Saúde Coletiva
O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) nível mestrado, vinculado ao Departamento de Saúde Coletiva do Centro de Ciências Sociais (CCS) da UFSM, buscará uma formação voltada para o trabalho multiprofissional e interdisciplinar, visando romper com a perspectiva tecnicista da educação e desenvolvimento profissional na saúde. Com previsão de 13 vagas anuais, o mestrado em Saúde Coletiva da UFSM será o primeiro fora da região metropolitana, e o segundo a ser oferecido em instituição pública – o outro é mantido pela UFRGS.
Os objetivos do PPGSC são a formação de recursos humanos com embasamento sólido em Saúde Coletiva, orientados pela ética, e a consolidação da área, agregando profissionais em torno dos projetos de pesquisa, extensão e ensino realizados.
Deixe seu comentário