URUGUAIANA JN PREVISÃO

Novidade

Unipampa de Dom Pedrito terá curso de Agronomia a partir de 2026

Divulgação - Com duração de 10 semestres e turno integral, graduação terá 50 vagas anuais

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebeu, nesta semana, a autorização do Ministério da Educação (MEC) para ofertar o curso de bacharelado em Agronomia no Campus Dom Pedrito. A graduação, com duração de 10 semestres e turno integral, terá 50 vagas anuais e está prevista para iniciar no primeiro semestre de 2026, com ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). 

A diretora do campus, Nádia Bucco, ressaltou que a conquista é resultado de uma mobilização que começou em 2014, envolvendo a universidade e a comunidade local. “Dom Pedrito lutou pela consolidação desta proposta, especialmente pela transformação da realidade econômica do município e a necessidade de um curso voltado ao desenvolvimento agrário no Bioma Pampa. Todo o município participou ativamente, e estamos comprometidos com um curso de excelência”, afirmou. 

Com forte presença da pecuária e da agricultura, a região de Dom Pedrito é considerada estratégica para a instalação do curso. A proposta pedagógica da nova graduação será voltada à formação de profissionais preparados para atender às demandas locais, com foco em sustentabilidade, inovação e fortalecimento do agronegócio. Segundo a diretora, a criação do curso reforça o papel da Unipampa como agente de desenvolvimento regional. 

A coordenação pro tempore do curso ficará a cargo da professora Etiane Skrebsky Quadros, com o professor Norton Victor Sampaio como coordenador substituto. Com a autorização registrada no sistema e-MEC, a nova graduação já está apta a integrar a oferta de vagas do Sisu a partir de 2026. 


Unipampa lança canais oficiais no WhatsApp para servidores e estudantes Anterior

Unipampa lança canais oficiais no WhatsApp para servidores e estudantes

Estado inicia processo de promoção para mais de 28 mil professores Próximo

Estado inicia processo de promoção para mais de 28 mil professores

Deixe seu comentário