O e-book está disponível gratuitamente para o download. Créditos: Helena Biasi/JC.

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) lançou o e-book Día de Muertos, publicação que combina o ensino da língua espanhola com elementos da cultura mexicana. A proposta é oferecer aos professores uma ferramenta para tornar as aulas mais dinâmicas e, ao mesmo tempo, proporcionar aos estudantes contato com aspectos de memória, arte, identidade e diversidade cultural.

O material foi produzido pelas professoras Maria Liz Benitez Almeida e Míriam Cristina Carniato, do curso de Licenciatura em Letras – Español y Literatura Hispánica, do Campus Jaguarão. A publicação surgiu a partir da experiência da primeira celebração institucional do Día de Muertos realizada na unidade, dentro de uma ação de extensão.

Também participaram da elaboração os estudantes Luiz Eduardo Echevengua e Laís Marins, que contribuíram com o suporte técnico e a organização visual da publicação.

Língua e cultura

Voltado principalmente a estudantes que têm o português como língua materna ou de uso cotidiano, o e-book utiliza uma das manifestações culturais mais conhecidas do México como ponto de partida para o desenvolvimento de atividades em espanhol.

A publicação reúne propostas elaboradas sob uma abordagem comunicativa, intercultural e crítica. Os exercícios utilizam diferentes gêneros textuais e recursos audiovisuais para trabalhar competências como leitura, escrita, compreensão e expressão oral.

Além do desenvolvimento linguístico, as atividades estimulam pesquisa, criatividade e reflexão sobre temas relacionados à identidade, à memória e às diferentes formas de manifestação cultural no mundo hispânico.

Segundo Maria Liz Benitez Almeida, a associação entre língua e manifestações culturais amplia as possibilidades de aprendizagem. “Utilizando gêneros textuais autênticos e recursos audiovisuais, a obra reúne atividades que estimulam a leitura, a escrita, a compreensão, a produção oral e a pesquisa, além de instigar a criatividade e a reflexão sobre a diversidade do mundo hispânico”, explica.

Recurso para professores

Com 31 páginas, a publicação foi organizada para possibilitar sua utilização em diferentes contextos de ensino. A proposta é que os docentes possam adaptar as atividades conforme as características das turmas e os objetivos de aprendizagem.

O e-book está disponível gratuitamente na plataforma da Pontes Editores. Para acessar o conteúdo, professores, estudantes e demais interessados devem realizar um cadastro no site da editora e, posteriormente, fazer o download da publicação.

Acesso ao material

O e-book Día de Muertos está disponível gratuitamente em www.ponteseditores.com.br/dia-de-muertos. Para acessar a publicação, é necessário realizar um cadastro na plataforma da editora, com e-mail e número de telefone. O material transforma a experiência de extensão universitária desenvolvida pela Unipampa em um recurso pedagógico voltado ao ensino da língua espanhola.

  • “Día de Muertos” utiliza elementos da cultura mexicana como ponto de partida para atividades de ensino da língua espanhola. Créditos: divulgação.
    “Día de Muertos” utiliza elementos da cultura mexicana como ponto de partida para atividades de ensino da língua espanhola. Créditos: divulgação.
  • “Día de Muertos” utiliza elementos da cultura mexicana como ponto de partida para atividades de ensino da língua espanhola. Créditos: divulgação.