URUGUAIANA JN PREVISÃO

Recredenciamento

Unipampa é nota 5 na avaliação do MEC

Bruna Bueno imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Nota 5 é obtida no ano em que a Unipampa completa 15 anos de história.

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebeu a nota 5, conceito máximo, no processo de recredenciamento institucional promovido pelo Ministério da Educação (MEC). Esta avaliação, promovida por comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é essencial para o funcionamento regular de uma instituição de ensino superior e a nota máxima demonstra a excelência do ensino na Universidade.

A obtenção do conceito máximo ocorre no ano em que a universidade completa 15 anos de história. Conforme aponta o reitor da Universidade, Roberlaine Jorge, a conquista representa o aprimoramento no processo de aprendizagem e de amadurecimento da Instituição diante de um cenário árduo de implantação. “Durante a curta e marcante história da Unipampa, o reconhecimento do MEC chancela a consolidação da Universidade na missão de trazer desenvolvimento para a região do Pampa Gaúcho”, afirma.

O processo de recredenciamento ocorreu de 28 a 31/5, momento em que a Unipampa recebeu a comissão de avaliadores do Inep para o processo de recredenciamento institucional realizado pelo MEC. O recredenciamento institucional é a renovação do ato administrativo de credenciamento da Instituição.

O processo transcorre em diversas etapas, a exemplo da avaliação virtual pela comissão do Inep. Na última avaliação, realizada em 2016, a Unipampa foi avaliada com conceito 3. Após oito anos, a nota divulgada em 2023 foi o conceito 5, nota máxima.

A Unipampa foi avaliada em cinco dimensões pelo MEC: Planejamento e Avaliação Institucional; Políticas Acadêmicas; Desenvolvimento Institucional; Políticas de Gestão e Infraestrutura.

A instituição está organizada em 10 campi (Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana). Em 2023, a universidade conta com cerca de 2.000 servidores, dentre professores e técnicos-administrativos em educação. Em 2022, foram mais de 45 mil matrículas realizadas nos 77 cursos de graduação (presenciais e a distância) e 47 pós-graduações.

Para a diretora do campus Uruguaiana, Cheila Stopiglia, “a nota obtida é representativa das atividades de excelência realizadas pela Unipampa no ensino, pesquisa e extensão. Formamos profissionais qualificados que se inserem no mercado de trabalho local, regional, nacional e até internacionalmente”.

Em Uruguaiana a instituição oferece oito cursos de graduação (Ciências da Natureza, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Aquicultura, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Medicina Veterinária) e, na pós-graduação, o campus conta com mais de 15 especializações (Doutorado em Ciência Animal, Doutorado em Bioquímica, Doutorado em Ciências Fisiológicas, Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Especialização em Atividade Física e Saúde, Especialização em Fisioterapia, Neonatologia e Pediatria, Especialização em Gestão em Saúde, Mestrado em Bioquímica, Mestrado em Ciência Animal, Mestrado em Ciências Farmacêuticas, Mestrado em Ciências Fisiológicas, Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Programa de Bolsas de Fixação de Doutores, Programa Nacional De Pós-Graduação – PNPD, Residência Integrada em Medicina Veterinária, Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Coletiva, Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva e Residência Integrada Multiprofissional em Urgência e Emergência).

“Somos uma universidade no interior do estado, mas temos corpo docente e técnico tão qualificado quanto o dos grandes centros. Nossa infraestrutura vem sendo melhorada a cada dia e a avaliação reflete isso. Importante salientar que os cursos de graduação e pós-graduação são ofertados de forma gratuita e que a Unipampa está inserida na comunidade fazendo a diferença na nossa cidade e região”, enfatiza Cheila.

MEC prorroga consulta pública por mais 30 dias Anterior

MEC prorroga consulta pública por mais 30 dias

Colégio Agrícola está com inscrições abertas Próximo

Colégio Agrícola está com inscrições abertas

Deixe seu comentário