Recredenciamento
Unipampa é nota 5 na avaliação do MEC
Bruna Bueno imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Nota 5 é obtida no ano em que a Unipampa completa 15 anos de história.
A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebeu a nota 5, conceito máximo, no processo de recredenciamento institucional promovido pelo Ministério da Educação (MEC). Esta avaliação, promovida por comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é essencial para o funcionamento regular de uma instituição de ensino superior e a nota máxima demonstra a excelência do ensino na Universidade.
A obtenção do conceito máximo ocorre no ano em que a universidade completa 15 anos de história. Conforme aponta o reitor da Universidade, Roberlaine Jorge, a conquista representa o aprimoramento no processo de aprendizagem e de amadurecimento da Instituição diante de um cenário árduo de implantação. “Durante a curta e marcante história da Unipampa, o reconhecimento do MEC chancela a consolidação da Universidade na missão de trazer desenvolvimento para a região do Pampa Gaúcho”, afirma.
O processo de recredenciamento ocorreu de 28 a 31/5, momento em que a Unipampa recebeu a comissão de avaliadores do Inep para o processo de recredenciamento institucional realizado pelo MEC. O recredenciamento institucional é a renovação do ato administrativo de credenciamento da Instituição.
O processo transcorre em diversas etapas, a exemplo da avaliação virtual pela comissão do Inep. Na última avaliação, realizada em 2016, a Unipampa foi avaliada com conceito 3. Após oito anos, a nota divulgada em 2023 foi o conceito 5, nota máxima.
A Unipampa foi avaliada em cinco dimensões pelo MEC: Planejamento e Avaliação Institucional; Políticas Acadêmicas; Desenvolvimento Institucional; Políticas de Gestão e Infraestrutura.
A instituição está organizada em 10 campi (Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana). Em 2023, a universidade conta com cerca de 2.000 servidores, dentre professores e técnicos-administrativos em educação. Em 2022, foram mais de 45 mil matrículas realizadas nos 77 cursos de graduação (presenciais e a distância) e 47 pós-graduações.
Para a diretora do campus Uruguaiana, Cheila Stopiglia, “a nota obtida é representativa das atividades de excelência realizadas pela Unipampa no ensino, pesquisa e extensão. Formamos profissionais qualificados que se inserem no mercado de trabalho local, regional, nacional e até internacionalmente”.
Em Uruguaiana a instituição oferece oito cursos de graduação (Ciências da Natureza, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Aquicultura, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Medicina Veterinária) e, na pós-graduação, o campus conta com mais de 15 especializações (Doutorado em Ciência Animal, Doutorado em Bioquímica, Doutorado em Ciências Fisiológicas, Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Especialização em Atividade Física e Saúde, Especialização em Fisioterapia, Neonatologia e Pediatria, Especialização em Gestão em Saúde, Mestrado em Bioquímica, Mestrado em Ciência Animal, Mestrado em Ciências Farmacêuticas, Mestrado em Ciências Fisiológicas, Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Programa de Bolsas de Fixação de Doutores, Programa Nacional De Pós-Graduação – PNPD, Residência Integrada em Medicina Veterinária, Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Coletiva, Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva e Residência Integrada Multiprofissional em Urgência e Emergência).
“Somos uma universidade no interior do estado, mas temos corpo docente e técnico tão qualificado quanto o dos grandes centros. Nossa infraestrutura vem sendo melhorada a cada dia e a avaliação reflete isso. Importante salientar que os cursos de graduação e pós-graduação são ofertados de forma gratuita e que a Unipampa está inserida na comunidade fazendo a diferença na nossa cidade e região”, enfatiza Cheila.
Deixe seu comentário