Imunização
Apenas 41% do público-alvo foi vacinado contra Influenza

Camila Dalla Vecchia/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - 51 – A situação do município é preocupante.
A vacina contra a Influenza está disponível em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de Uruguaiana para todos os públicos a partir dos seis meses de idade. Mesmo após ações de intensificação por parte da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a cobertura vacinal do público geral é de menos de 40% e das pessoas do grupo de risco cerca de 41%. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90% de cobertura do grupo de risco.
“A situação da baixa cobertura continua sendo uma preocupação. A vacina está liberada desde maio para toda a população em todos os postos de saúde e os números continuam baixos”, explicou a coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica, Eduarda Oliveira.
Mesmo com a ampliação para todas as pessoas acima de seis meses, o Ministério da Saúde ressalta a importância de proteger os grupos mais vulneráveis a complicações da gripe, como gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais.
A campanha de vacinação contra a Influenza encerrou no dia 31 de junho, mas em decorrência da baixa procura, a SMS continuará com as ações de intensificação e em todo o município. “Estaremos oferecendo enquanto tiver vacina na cidade, então as crianças, os idosos e gestantes precisam procurar o posto mais próximo e se vacinar”, afirmou Eduarda Oliveira.
De acordo com a enfermeira, “muitas pessoas deixam de se vacinar contra a Influenza, por já terem sido imunizadas no ano anterior, mas o vírus é altamente mutável, então todos os anos é preciso se vacinar”.
A SMS alerta sobre as complicações da doença como pneumonia bacteriana, otite, piore de doenças crônicas e afirma que já ocorreram dois óbitos por influenza A no município.
Para tomar a vacina, é necessário procurar a ESF do seu bairro, portando documento de identificação com foto, CPF e caderneta de vacinação para menores de 18 anos. Os postos funcionam das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.
Deixe seu comentário