URUGUAIANA JN PREVISÃO

Imunização

Apenas 41% do público-alvo foi vacinado contra Influenza

Camila Dalla Vecchia/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - 51 – A situação do município é preocupante.

A vacina contra a Influenza está disponível em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de Uruguaiana para todos os públicos a partir dos seis meses de idade. Mesmo após ações de intensificação por parte da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a cobertura vacinal do público geral é de menos de 40% e das pessoas do grupo de risco cerca de 41%. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90% de cobertura do grupo de risco. 

“A situação da baixa cobertura continua sendo uma preocupação. A vacina está liberada desde maio para toda a população em todos os postos de saúde e os números continuam baixos”, explicou a coordenadora do setor de Vigilância Epidemiológica, Eduarda Oliveira. 

Mesmo com a ampliação para todas as pessoas acima de seis meses, o Ministério da Saúde ressalta a importância de proteger os grupos mais vulneráveis a complicações da gripe, como gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais. 

A campanha de vacinação contra a Influenza encerrou no dia 31 de junho, mas em decorrência da baixa procura, a SMS continuará com as ações de intensificação e em todo o município. “Estaremos oferecendo enquanto tiver vacina na cidade, então as crianças, os idosos e gestantes precisam procurar o posto mais próximo e se vacinar”, afirmou Eduarda Oliveira. 

De acordo com a enfermeira, “muitas pessoas deixam de se vacinar contra a Influenza, por já terem sido imunizadas no ano anterior, mas o vírus é altamente mutável, então todos os anos é preciso se vacinar”. 

A SMS alerta sobre as complicações da doença como pneumonia bacteriana, otite, piore de doenças crônicas e afirma que já ocorreram dois óbitos por influenza A no município. 

Para tomar a vacina, é necessário procurar a ESF do seu bairro, portando documento de identificação com foto, CPF e caderneta de vacinação para menores de 18 anos. Os postos funcionam das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min. 


Inspetoria alerta para baixa realização de declaração de rebanho no município Anterior

Inspetoria alerta para baixa realização de declaração de rebanho no município

Banrisul encerra hoje edital de patrocínio cultural Próximo

Banrisul encerra hoje edital de patrocínio cultural

Deixe seu comentário