Patrulha Maria da Penha conscientiza para os crimes contra mulheres
Dados
Brasil tem 160 mil idosos vivendo em asilos
Ilustração/Pexels imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Em Uruguaiana 36 idosos vivem no asilo
De acordo com os dados complementares do último Censo divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022 o Brasil tinha 160 784 pessoas vivendo em asilos ou Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI). O número corresponde a 0,5% da população acima de 60 anos que, ainda segundo o Censo 2022, é de 32,1 milhões de pessoas. A região Sul é responsável por 24,8% das pessoas em asilos ou ILPI e totaliza 16,4% dos idosos de todo país.
Dentro do recorte por gênero, os dados divulgados apontam que as mulheres são maioria dentro dos asilos e ILPI, representando 59,8% do total de idosos.
Realidade Uruguaianense
O Lar São Vicente de Paulo funciona em máxima capacidade atualmente. No momento, são 36 idosos acolhidos diariamente por uma equipe de 20 profissionais das mais diversas áreas, que procuram dar todo suporte necessário aos anciães. A equipe é composta por assistente social, enfermeira, nutricionista, técnicos de enfermagem, cuidadoras, cozinheiras, além de pessoal de operacional administrativo e de limpeza.
De acordo com Delmar Kaufmann, administrador da instituição, a principal dificuldade que o Lar São Vicente de Paulo passa atualmente é de escopo orçamentário: "nossa única receita vem de mensalidades pagas pelos familiares dos idosos, que compõe em torno de 70% do orçamento. O restante vem de doações e promoções". O administrador também agradece e ressalta a ajuda da população, que regularmente faz doações para a instituição. Ele ainda destaca a necessidade de políticas específicas - especialmente do município - para subsidiar financeiramente a única ILPI de Uruguaiana.
Deixe seu comentário