URUGUAIANA JN PREVISÃO

Saúde

Casos e óbitos por tuberculose preocupam no município

Ilustração/Freepilk imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - - Uruguaiana é o único município a ter todos os métodos de diagnóstico para a doença.

Atualmente o Brasil ocupa o 20º lugar no mundo em termos de incidência de tuberculose, e é considerado um dos países com a carga da doença elevada. A infecção é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. A tuberculose hoje é uma doença que pode ser curada, seguindo o tratamento correto disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as cidades do Brasil, incluindo Uruguaiana. 

Até o final do mês de março de 2024, o município de Uruguaiana havia registrado 32 casos notificados de tuberculose e quatro óbitos. Durante o ano de 2023, foram 93 casos da doença e três óbitos, em 2022 foram 91 casos e nove óbitos. Em 2021 o número é ainda mais preocupante, com 98 casos e 12 óbitos. Já em 2020 foram 76 casos e oito óbitos. 

Mesmo sem os números em aberto no ano de 2024, nos últimos quatro anos foram 36 óbitos pela doença e 390 casos notificados. 

Atualmente, o Programa de Atenção e Tratamento a Tuberculose de Uruguaiana oferece todos os métodos para o diagnóstico da doença, como o Teste Molecular Rápido para Tuberculose (TMR-TB); o teste rápido de urina FL-LAM em que o resultado saí em até 20 minutos; a Baciloscopia que é utilizada para controle e tratamento; cultura de microbactéria que avalia a presença e ausência de microbactérias tuberculosas e não tuberculosas entre outras. 

Uruguaiana é o único município a ter todos os métodos de diagnóstico para tuberculose no oeste do estado, com tratamento gratuito. No ano de 2023 foram realizados 360 testes por TRM-TB e mais de 400 profissionais capacitados. 

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta principalmente os pulmões, mas pode também afetar outros órgãos. Seus sintomas incluem tosse persistente por mais de três semanas, febre, sudorese noturna e perda de peso. Após 15 dias de tratamento, há uma significativa redução no risco de transmissão da doença. 


Cerca de 70 pessoas vivem em situação de rua em Uruguaiana Anterior

Cerca de 70 pessoas vivem em situação de rua em Uruguaiana

Prefeitura oferta mais de 500 vagas de qualificação profissional gratuita Próximo

Prefeitura oferta mais de 500 vagas de qualificação profissional gratuita

Deixe seu comentário