Estratégia de Saúde
ESFs receberam investimentos nos últimos anos
Divulgação/SMS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A ESF 23 atende os bairros Santo Antônio e Santana.
O município de Uruguaiana teve 71,4% dos seus postos e unidades básicas de saúde reformadas, ampliadas ou construídas do zero nos últimos sete anos. O trabalho coordenado pela Prefeitura Municipal foi viabilizado também mediante emendas parlamentares e apoio do Governo do Estado. De acordo com os dados cadastrais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), datados de julho de 2024, são 55.184 pessoas vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) beneficiadas com as melhorias.
Foram reformados: Estratégia de Saúde da Família 01 (Rui Ramos/Ipiranga); ESF 02 (Mascarenhas de Moraes); ESF 05 (Tarragô/Bela Vista); ESF 06 (São João); ESF 07 (União das Vilas); ESF 18 (Profilurb); ESF 19 (João Paulo II); e ESF 21 (Centro/São Miguel). Também foi construído um novo posto de saúde para os bairros Santo Antônio e Santana, a ESF 23. Ela dá suporte a uma região com 9,4 mil pessoas que anteriormente se deslocavam até o Centro para buscar atendimento. A reforma da ESF 04 (Cohab I) está em andamento.
Foram ampliados para prestar melhor atendimento: ESF 06 (São João); ESF 19 (João Paulo II); e ESF 21 (Centro/São Miguel). Ampliações em andamento: ESF 07 (União das Vilas); ESF 09 (Barragem Sanchuri), com a ordem de serviço já assinada; e ESF 15 (Hípica).
Em 2017, foi reativada uma unidade e realizada a abertura de outras duas. Trate-se da Unidade Básica de Saúde 12 – Plano Alto (UBS 12), que após um ano sem prestar serviços voltou a atender a população. No mesmo ano foram feitas as aberturas da ESF 18 (Profilurb) e da ESF 22 (Cabo Luis Quevedo).
“São avanços e conquistas importantes que foram construídas por várias mãos. Quando assumimos a Prefeitura em janeiro de 2017 víamos até algumas localidades com atendimento em contêineres. Com muito trabalho mudamos esse quadro. Ambientes melhores e estruturados para os servidores trabalharem e a comunidade receber melhor atendimento”, afirmou o prefeito Ronnie Mello.
Além das obras nos postos de saúde – que também receberam sistema de videomonitoramento e pintura – a Prefeitura abriu da UPA Zilda Arns em 2017; entregou a reforma da Policlínica Adulto em 2022; abriu o Centro de Fisioterapia em 2019; reformou a Farmácia Básica Municipal; instaurou o SAMI no interior do município; assumiu a gestão da Santa Casa em 2018; reestruturou o SAMU com ambulâncias, motolâncias e profissionais; e abriu o Consultório na Rua.
Também foi implementado o horário estendido em cinco postos de saúde da cidade: ESF 06 (São João); ESF 7 (União das Vilas); ESF 15 (Hípica); ESF 21 (Centro); e ESF 22 (Cabo Luis Quevedo). Todos eles funcionam até 19h30.
Deixe seu comentário