Confira as datas de matrícula para a rede estadual e municipal
Tradição
Festival da Canção Nativa premiou mais de 20 jovens
Divulgação/Escola Dom Bosco imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - As categorias eram divididas entre feminino e masculino
Ocorreu no último sábado, 19/10, o XXI Festival da Interpretação da Canção Nativa Carmem Maria Ortiz, realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Bosco em Uruguaiana. O evento, que buscou descobrir talentos e valorizar a rica tradição gaúcha, contou com mais de 50 estudantes inscritos e proporcionou um espetáculo de música e declamação em dois palcos simultâneos: um dedicado ao canto e outro à declamação.
Neste ano, o festival teve como tema a reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes devastadoras de maio, uma questão que ressoou profundamente na comunidade local e destacou a importância de preservar e celebrar as tradições gaúchas em tempos de desafios.
Com 21 anos de história, o festival se destacou por seu compromisso em promover a cultura gaúcha, trazendo à tona novos talentos que representam a essência da música nativista. Entre os artistas que já passaram pelo evento está Luiz Fernando Baldez, conhecido por sua contribuição à música regional. Este ano, o festival marcou o retorno à Escola Dom Bosco, após edições em CTGs, no Parcão e até mesmo online durante a pandemia, ressaltando a resiliência da cultura gaúcha.
Além de funcionar como uma vitrine para os jovens talentos, a proposta da escola é de fortalecer a música e a cultura nativista, especialmente em um ano marcado pela necessidade de reconstrução do estado. Para o próximo festival, a escola já planejou criar uma categoria específica voltada à temática da reconstrução, destacando a importância de criar laços entre as gerações e valorizar as histórias e canções que fazem parte da identidade gaúcha.
As categorias do festival incluíram masculino e feminino, abrangendo as subcategorias infantil, mirim e juvenil, garantindo que crianças e jovens tivessem a oportunidade de expressar seu talento e sua conexão com a cultura local. As inscrições estiveram abertas até o dia 16/10.
BOX
Saiba quais foram os vencedores nas 12 categorias:
Declamação
Infantil Feminino
1º Lugar: Betina Pedrini
Infantil Masculino
1º Lugar: Leonidas Leão
2º Lugar: Thiago da Silva
Mirim Feminino
1º Lugar: Valentina Rodrigues
2º Lugar: Manuela Charão
3º Lugar: Helena de Soares
Mirim Masculino
1º Lugar: Gonçalo de Carvalho
2º Lugar: João Vitor Silva
Juvenil Feminino
1º Lugar: Maria Eduarda da Silva
2º Lugar: Bianca Nunes
3º Lugar: Emilly Manuella Pereira
Juvenil Masculino
1º Lugar: Eduardo Mendes
2º Lugar: Bernardo Azevedo
3º Lugar: Andres Rafael Estigarriba
Canto
Infantil Feminino
1º Lugar: Eloise de Azevedo
Infantil Masculino
1º Lugar: Icaro Soares
Mirim Feminino
1º Lugar: Bibiana Lopes
2º Lugar: Júlia Soares
3º Lugar: Thieli Machado
Mirim Masculino
1º Lugar: Gonçalo de Carvalho
2º Lugar: Lorenzo Dávila e Gonçalo Dávila
3º Lugar: Bernardi Grilo
Juvenil Feminino
1º Lugar: Valentina Melo
2º Lugar: Maria Machado
3º Lugar: Maria Rita Sagrilo
Juvenil Masculino
1º Lugar: Matheus Pereira
2º Lugar: Gonçalo Dávila e Bernardo Azevedo
3º Lugar: Lorenzo de Carvalho
Deixe seu comentário