Alerta
Homem morre com suspeita de dengue no município
Autor desconhecido - reprodução - JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O município está com alto risco para incidência de Dengue.
Emerson Pedro Morais Spat, de 48 anos, deu entrada Unidade Pronto Atendimento de Uruguaiana, na tarde da última quinta-feira, 8/2, com sintomas de infecção intestinal. De acordo com Newton Spat, irmão da vítima, na noite do mesmo dia o homem foi levado para o Hospital Santa Casa de Uruguaiana onde apresentou sintomas de dengue hemorrágica e foi entubado com insuficiência renal. Emerson teve uma parada cardíaca e faleceu na manhã desta sexta-feira 9/2, às 7h. Conforme o secretário municipal de Saúde, Diego Cantori, foi feito teste rápido para dengue no paciente na manhã desta sexta-feira, após o óbito, e o resultado foi negativo. Mesmo assim houve coleta de material para exame, e encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen). O resultado deve chegar nos próximos dias.
Dengue no município
De acordo com o secretário Diego, o município possui quatro casos confirmados de dengue, sendo três mulheres e um homem, em que três pacientes residem no bairro Centro e um no bairro Nova Esperança. Todos os casos confirmados foram importados de outras cidades, ou seja, a doença não foi adquirida no município. As duas primeiras pacientes confirmadas com dengue neste 2024 eram mãe e filha, de 41 e 13 anos, respectivamente. O exame atestou positivo no dia 16 de janeiro.
Atualmente existem 11 casos suspeitos, entre eles a vítima Emerson Spat. A avaliação definitiva do caso de Emerson será confirmada a partir do resultado da análise da amostra encaminhada ao Laboratório Central Estadual.
VACINAS
O prefeito Ronnie Mello criou uma força-tarefa de combate à dengue. “Nossas equipes já estão agindo de forma preventiva, mas o trabalho vai muito além. Encaminharemos um documento ao ministério da Saúde nas próximas horas expondo a situação de Uruguaiana que, por ser cidade de fronteira, precisa ser vista com atenção. Somos o portão de entrada para o País; milhares de turistas estão passando por aqui neste período e isso não pode ser ignorado; além disso, o comércio exterior movimenta o Brasil pela nossa fronteira todos os dias”, disse Mello.
O ministério da Saúde, através do Sistema Único de Saúde (SUS), encaminhou vacinas contra a dengue para 521 municípios de 16 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Uruguaiana não foi contemplada.
O tipo de criadouro com maior número de focos encontrados no município (52,8%) foi o de depósitos móveis que podem ser vasos/frascos com água, pratos, garrafas ou potes. Os depósitos como pneus, câmaras de ar e manchões somam 20,4% do indicie de infestação. No total, foram encontrados em Uruguaiana 343 focos de criação do mosquito transmissor da dengue.
Deixe seu comentário