URUGUAIANA JN PREVISÃO

Alerta

Homem morre com suspeita de dengue no município

Autor desconhecido - reprodução - JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O município está com alto risco para incidência de Dengue.

Emerson Pedro Morais Spat, de 48 anos, deu entrada Unidade Pronto Atendimento de Uruguaiana, na tarde da última quinta-feira, 8/2, com sintomas de infecção intestinal. De acordo com Newton Spat, irmão da vítima, na noite do mesmo dia o homem foi levado para o Hospital Santa Casa de Uruguaiana onde apresentou sintomas de dengue hemorrágica e foi entubado com insuficiência renal. Emerson teve uma parada cardíaca e faleceu na manhã desta sexta-feira 9/2, às 7h. Conforme o secretário municipal de Saúde, Diego Cantori, foi feito teste rápido para dengue no paciente na manhã desta sexta-feira, após o óbito, e o resultado foi negativo. Mesmo assim houve coleta de material para exame, e encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen). O resultado deve chegar nos próximos dias.  

 

Dengue no município 

De acordo com o secretário Diego, o município possui quatro casos confirmados de dengue, sendo três mulheres e um homem, em que três pacientes residem no bairro Centro e um no bairro Nova Esperança. Todos os casos confirmados foram importados de outras cidades, ou seja, a doença não foi adquirida no município. As duas primeiras pacientes confirmadas com dengue neste 2024 eram mãe e filha, de 41 e 13 anos, respectivamente. O exame atestou positivo no dia 16 de janeiro. 

Atualmente existem 11 casos suspeitos, entre eles a vítima Emerson Spat. A avaliação definitiva do caso de Emerson será confirmada a partir do resultado da análise da amostra encaminhada ao Laboratório Central Estadual. 

 

VACINAS  

O prefeito Ronnie Mello criou uma força-tarefa de combate à dengue. “Nossas equipes já estão agindo de forma preventiva, mas o trabalho vai muito além. Encaminharemos um documento ao ministério da Saúde nas próximas horas expondo a situação de Uruguaiana que, por ser cidade de fronteira, precisa ser vista com atenção. Somos o portão de entrada para o País; milhares de turistas estão passando por aqui neste período e isso não pode ser ignorado; além disso, o comércio exterior movimenta o Brasil pela nossa fronteira todos os dias”, disse Mello.  

O ministério da Saúde, através do Sistema Único de Saúde (SUS), encaminhou vacinas contra a dengue para 521 municípios de 16 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Uruguaiana não foi contemplada. 

O tipo de criadouro com maior número de focos encontrados no município (52,8%) foi o de depósitos móveis que podem ser vasos/frascos com água, pratos, garrafas ou potes. Os depósitos como pneus, câmaras de ar e manchões somam 20,4% do indicie de infestação. No total, foram encontrados em Uruguaiana 343 focos de criação do mosquito transmissor da dengue. 


Avião retorna ao aeroporto após colisão com pássaro Anterior

Avião retorna ao aeroporto após colisão com pássaro

Novo Posto de Identificação será inaugurado neste mês Próximo

Novo Posto de Identificação será inaugurado neste mês

Deixe seu comentário