castrações
Meio Ambiente busca zerar fila por castrações

Thiago Valença/Ascom imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O atendimento visa apoiar animais de famílias de baixa renda.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem trabalhando para zerar a fila de espera por castração de cães e gatos sob tutela de famílias de baixa renda. Atualmente, estão sendo atendidos animais já cadastrados. Os procedimentos estão sendo realizados através do castramóvel e na clínica municipal.
Para se cadastrar, o usuário deve comparecer à secretaria com identidade, CPF, comprovante de residência em seu nome e CadÚnico atualizado ou comprovante de baixa renda emitido pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras). O atendimento ocorre das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia, diretamente na Secretaria, na Rua Domingos de Almeida,
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Celso Duarte, o programa segue sendo realizado tanto na clínica municipal quanto em uma clínica conveniada. "A partir do momento que inauguramos a clínica, em agosto do ano passado, passamos a focar os atendimentos lá, pois tem uma estrutura melhor para as castrações. O Castramóvel é utilizado para ações itinerantes, principalmente no interior do município", explicou.
Quem pode solicitar os serviços?
Os serviços da nova clínica veterinária são destinados a animais pertencentes a pessoas de baixa renda, mediante comprovação. O dono pode apresentar cadastros no CadÚnico ou Bolsa Família. A declaração emitida pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) também é aceita para solicitar o atendimento.
Como funciona?
- O Castramóvel atende tanto na área urbana quanto no interior de Uruguaiana.
- Os primeiros bairros a serem contemplados são aqueles vinculados às seis Estratégias de Saúde da Família (ESF).
- O veterinário vai até a residência para realizar o atendimento.
- Em alguns casos, o animal é encaminhado para a clínica conveniada.
Outras ações no segmento
Nos últimos anos, foram realizadas diversas ações voltadas para o bem-estar animal. Desde o início das atividades, já foram realizadas 1,7 mil castrações. Contabilizando também os procedimentos realizados em clínicas veterinárias parceiras, esse número chega a 3,4 mil.
Segundo informações oficiais da Secretaria de Meio Ambiente, em 2025, durante os meses de janeiro e fevereiro, a clínica municipal e as clínicas conveniadas castraram 74 animais, entre cães e gatos. Anteriormente, as castrações eram feitas apenas em casos de emergência. Agora, estão sendo chamados os animais cadastrados na lista de espera, que já soma 270 inscritos.
Deixe seu comentário