Confira as datas de matrícula para a rede estadual e municipal
LIRAa
Número de focos de dengue volta a crescer em Uruguaiana
Divulgação/SMS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Foram vistoriados 2 208 imóveis
Os agentes de endemias da Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, realizaram entre os dias 21 e 25 de outubro, o quarto levantamento rápido de índice do Aedes Aegypti (LIRAa) de 2024. Foram vistoriados 2 208 imóveis durante os cinco dias de trabalho, sendo que o índice de infestação predial (IIP) – focos de dengue - foi de 3,4% que é considerado um índice de infestação de alerta para a ocorrência de arboviroses.
LIRAa
Para realização do LIRAa, o município é dividido em cinco estratos com 8 a 12 mil imóveis cada um. O estrato um contempla os bairros Centro, Mascarenha de Moraes e Bela Vista, no dois integram os bairros Francisca Tarragó, Nova Esperança, Prolar/Promorar, João Paulo II e Cabo Luiz Quevedo, no estrato três estão os bairros Alexandre Zachia, Rio Branco, São Miguel, Vila Júlia e São Domingos, no quatro estão União das Vilas, Aeroporto, Charqueada, Telechea, Rui Ramos, Cidade Alegria e Cohab II por último, no 5º estrato temos Jockey Clube, Santo Inácio, Santana, Cidade Nova e São João.
Nesta edição, quatro dos cinco estratos do município tiveram índice de manifestação predial até 3,7%, considerado um índice de alerta. Apenas um deles teve índice maior, de 4,1%, considerando risco. O estrato um apresenta o índice de 3,7%; o dois 2,1%; o três, 3,7% e o quatro totaliza 3,6%.
O tipo de criadouro com o maior número de focos foi o de depósitos móveis, com 32 focos, que podem ser vasos/frascos com água, pratos, garrafas ou potes, representando 38,6% do total de focos encontrados no município. Em segundo lugar temos o grupo de pneus, câmaras de ar e manchões, com 20 focos encontrados, representando 24,09%.
No total, foram encontrados cerca de 83 focos de dengue no município, distribuídos entre os bairros citados.
O cenário é negativo, já que no LIRAa de agosto de 2024, quatro dos cinco estratos do município apresentaram índice de manifestação predial até 1%, que é considerado satisfatório. Na época, o estrato um apresentou um índice de 1%; o dois 0,4%; 0,4% o três, 0,7% o quarto e o último estrato totalizaram 0,9%.
Deixe seu comentário