URUGUAIANA JN PREVISÃO

LIRAa

Número de focos de dengue volta a crescer em Uruguaiana

Divulgação/SMS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Foram vistoriados 2 208 imóveis

Os agentes de endemias da Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, realizaram entre os dias 21 e 25 de outubro, o quarto levantamento rápido de índice do Aedes Aegypti (LIRAa) de 2024. Foram vistoriados 2 208 imóveis durante os cinco dias de trabalho, sendo que o índice de infestação predial (IIP) – focos de dengue - foi de 3,4% que é considerado um índice de infestação de alerta para a ocorrência de arboviroses. 

LIRAa  

Para realização do LIRAa, o município é dividido em cinco estratos com 8 a 12 mil imóveis cada um. O estrato um contempla os bairros Centro, Mascarenha de Moraes e Bela Vista, no dois integram os bairros Francisca Tarragó, Nova Esperança, Prolar/Promorar, João Paulo II e Cabo Luiz Quevedo, no estrato três estão os bairros Alexandre Zachia, Rio Branco, São Miguel, Vila Júlia e São Domingos, no quatro estão União das Vilas, Aeroporto, Charqueada, Telechea, Rui Ramos, Cidade Alegria e Cohab II por último, no 5º estrato temos Jockey Clube, Santo Inácio, Santana, Cidade Nova e São João.  

Nesta edição, quatro dos cinco estratos do município tiveram índice de manifestação predial até 3,7%, considerado um índice de alerta. Apenas um deles teve índice maior, de 4,1%, considerando risco. O estrato um apresenta o índice de 3,7%; o dois 2,1%; o três, 3,7% e o quatro totaliza 3,6%. 

O tipo de criadouro com o maior número de focos foi o de depósitos móveis, com 32 focos, que podem ser vasos/frascos com água, pratos, garrafas ou potes, representando 38,6% do total de focos encontrados no município. Em segundo lugar temos o grupo de pneus, câmaras de ar e manchões, com 20 focos encontrados, representando 24,09%. 

No total, foram encontrados cerca de 83 focos de dengue no município, distribuídos entre os bairros citados.  

O cenário é negativo, já que no LIRAa de agosto de 2024, quatro dos cinco estratos do município apresentaram índice de manifestação predial até 1%, que é considerado satisfatório. Na época, o estrato um apresentou um índice de 1%; o dois 0,4%; 0,4% o três, 0,7% o quarto e o último estrato totalizaram 0,9%. 


Centro de Equoterapia realiza evento para arrecadar recursos Anterior

Centro de Equoterapia realiza evento para arrecadar recursos

Uruguaianense vence mais uma disputa nacional de fisiculturismo Próximo

Uruguaianense vence mais uma disputa nacional de fisiculturismo

Deixe seu comentário