Cheia
Rio Uruguai começa a recuar
![](https://suitacdn.cloud-bricks.net/fotos/933980/file/desktop/51%20-%20A%20altura%20atual%20em%20Uruguaiana%20%C3%A9%20de%2011%2C76%20metros.%20Jairo%20Souza-JC.jpg?1715722170)
Jairo Souza/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A altura atual em Uruguaiana é de 11,76 metros.
Nesta segunda-feira, 13/5, após um crescimento contínuo por 12 dias, o Rio Uruguai apresentou declínio. O último dia de redução havia sido em 1º de maio. A altura atual em Uruguaiana é de 11,76 metros acima do nível normal e baixando. A bacia na altura de São Borja e Itaqui, também apresentou declínio.
No domingo, 12/5, o rio apresentou 12,19 metros, segundo o sistema do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), maior cheia do ano e terceira maior da história do município.
Uruguaiana registra mais de 2,2 mil pessoas fora de suas casas sendo 334 desabrigadas e 1.941 desalojadas. Para as famílias que estão instaladas nos abrigos municipais, a Prefeitura, em colaboração com o Exército, está fornecendo alimentação completa, incluindo almoço, janta e cafés. O cardápio é elaborado por uma nutricionista do Restaurante Popular, garantindo uma dieta balanceada. As cozinheiras do restaurante preparam as refeições, com apoio logístico e operacional dos militares.
O executivo está oferecendo serviços veterinários para vermifugação de animais e acompanhamento por veterinários da prefeitura. Também está disponibilizando transporte gratuito para crianças das redes municipal e estadual, garantindo que cheguem às escolas diariamente.
Além disso, a secretaria municipal de Saúde trabalha na atenção especial às famílias atípicas que estão nos abrigos. Elas recebem visitas de nutricionistas e dispõem de abafadores de som para as crianças com Transtorno do Espectro Autista que possuem sensibilidade.
Doações
O Executivo está pedindo ajuda com doações, tanto para as pessoas que estão nos abrigos, quantos para os animais que necessitam de ração. É possível entregar direto na prefeitura, 8º Regimento de Cavalaria Mecanizada (RC Mec), 22º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado 9GAC AP), e o quartel general da 2º Brigada de Cavalaria Mecanizada (BCMEC), Posto Médico da Guarnição ou na sede do Projeto Costurinha.
Deixe seu comentário