URUGUAIANA JN PREVISÃO

Investimento

Secretaria de Saúde amplia atendimentos e ecografias

Divulgação/SMS imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O processo começa nas ESFs.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Setor da Saúde da Mulher, vem desenvolvendo, pelo menos um sábado por mês, um mutirão de mamografias, ultrassom mamário e pélvico.  

As ecografias obstétricas são realizadas através de convênio com a Maximagem, em que a mulher deverá ser encaminhada. De acordo com a enfermeira responsável pelo setor Saúde da Mulher, Maria Izabel Bertei, cerca de 50 exames são realizados por dia. “Os exames estão sendo feitos de forma muita rápida, não trabalhamos mais com a ideia de fila de espera”, afirmou Maria Izabel Bertei. 

Os exames são marcados conforme a necessidade e indicação dos médicos das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) dos bairros. “Caso necessário, o próprio profissional que está atendendo aquela mulher na sua ESF, direciona para o nosso setor para a realização dos exames”, explicou Maria Izabel Bertei.  

Para consultar no setor, é preciso de um encaminhamento das ESFs, pois o espaço só funciona perante agendamento.  

De acordo com Maria Izabel Bertei, o setor está realizando um trabalho conjunto com inúmeros profissionais e diminuindo o acúmulo de demandas e de fila de espera. “É um conjunto de coisas, o aumento de profissionais, o trabalho da secretaria, todas as estruturas estão engajadas para fazer o melhor pelas mulheres do município. A vinda da nossa mastologista e de outras duas profissionais para a nossa equipe acarretou nesse impacto positivo”, explicou. 

Neste sábado, 13/7, cerca de 40 exames de mamografia deverão ser realizados no setor de Saúde da Mulher. “Esses exames são previamente agendados. Realizaremos ultrassom mamário e pélvico, e transvaginais”, afirmou a Enfermeira. 

Preventivos  

Segundo a enfermeira Maria Izabel, em razão da catástrofe que atingiu o Estado, os laboratórios da região da central foram atingidos e com isso atrasaram a entrega da análise de coletas encaminhadas pelas cidades do Interior. “Alguns exames realizados no mês de maio, por exemplo, ainda não chegaram. É importante que as mulheres que ainda não receberam os resultados nos procurem na Saúde da Mulher para que possámos agilizar a entrega”, disse ela.  

Conforme Bertei, desde o início desde mês, os preventivos passaram a ser analisados em Uruguaiana. “A Secretaria fez convênio com uma clínica daqui e isso facilitou muito. Agora, os preventivos vão demorar no máximo 20 dias pra ficar prontos”, finalizou.  


Loja Solidária já repassou mais de 100 mil itens à comunidade Anterior

Loja Solidária já repassou mais de 100 mil itens à comunidade

TRT4 ‘distribui’ mais de R$ 6,2 milhões para pagar trabalhistas da Santa Casa Próximo

TRT4 ‘distribui’ mais de R$ 6,2 milhões para pagar trabalhistas da Santa Casa

Deixe seu comentário