URUGUAIANA JN PREVISÃO

Terapia

Centro de Equoterapia faz campanha para arrecadação de recursos

Divulgação/Centro de Equoterapia imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O centro dispõe de apenas oito cavalos.

O Centro de Equoterapia General Fidelis, reinaugurado no dia 2 de setembro em Uruguaiana, está realizando uma campanha para arrecadação de recursos a reestruturação do espaço, visando aumentar o número de alunos. 

De acordo com a presidente do espaço, Elenice Freitas, a campanha busca a doação de cavalos adequados para a equoterapia além de material de encilha. A campanha para contribuições via pix é para a compra de material de expediente. “Para termos mais praticantes precisamos de um número maior de cavalos. Já temos algumas promessas então estamos aguardando. Também precisamos de toda a parte da encilha como mantas, estribos, cela. Outro pedido é para a compra de materiais para o centro como mobília e material pedagógico para trabalharmos com os praticantes. São materiais básicos, mas nós não temos recursos, somos uma instituição filantrópica”, afirmou Elenice Freitas. 

Inicialmente, o projeto pretendia atender cerca de 90 pessoas, mas atualmente, por causa da falta de recursos, o centro oferta quatro turnos com três alunos cada, totalizando 12 praticantes. “Antes da pandemia estávamos atendendo 58 pessoas, por isso friso a nossa necessidade em doações, pois quanto mais cavalos e materiais, mais alunos vamos atender”, explicou. 

De acordo com Elenice Freitas, o Centro de Equoterapia General Fidelis funciona com quatro profissionais –dois fisioterapeutas, uma psicóloga e um instrutor de equitação.  

Retorno do Centro 

Após quatro anos fechado, em junho deste ano foi iniciado um processo de retomada do Centro de Equoterapia General Fidelis. A iniciativa é da Brigada Charrua, em parceria com a Prefeitura Municipal de Uruguaiana, Universidade Federal do Pampa, Associação de Pais e Amigos do Excepcional de Uruguaiana, e Projeto Costurinha de Uruguaiana. Ainda conta com apoio da Agência Sicredi, Rotary Club Uruguaiana e Associação de Pais e Amigos Excepcionais (Apae). 

O projeto funciona nas instalações do Círculo Militar, e é coordenado pelo 8º Regimento de Cavalaria Mecanizado. 

Equoterapia 

A Equoterapia é um recurso terapêutico que integra o cavalo em uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação. O movimento tridimensional do cavalo facilita a neuromuscular e sensorial, complementado pelo vínculo afetivo entre paciente, cavalo e terapeuta. Esse método contribui para o desenvolvimento motor, cognitivo, sensorial, psicológico e sociocomunicativo de pessoas com deficiências. 

Durante as sessões, pacientes interagem com os animais sob a supervisão de profissionais especializados. O movimento natural do cavalo estimula músculos, promove equilíbrio e coordenação motora, enquanto benefícios como melhora na autoestima, redução de estresse e desenvolvimento de habilidades sociais são evidentes. Indicada para condições como paralisia cerebral e autismo, a equoterapia oferece uma abordagem única e eficaz para indivíduos de todas as idades, promovendo um vínculo terapêutico entre homem e animal. 


Inmet emite alerta amarelo para Uruguaiana e outras regiões Anterior

Inmet emite alerta amarelo para Uruguaiana e outras regiões

Comissão dos Festejos Farroupilhas realiza reunião com órgãos locais Próximo

Comissão dos Festejos Farroupilhas realiza reunião com órgãos locais

Deixe seu comentário