Conferência Nacional
Delegação de Uruguaiana participará da 17ª Conferência Nacional de Saúde
Ascom PMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Uruguaiana realizou a conferência municipal no mês de março.
Entre os dias 2 e 5 de julho uma delegação de Uruguaiana participará da 17ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília. Fazem parte do grupo três delegados eleitos na conferência estadual, a diretora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Uruguaiana, Cheila Stopiglia, o vice-reitor da Unipampa, Marcus Vinicius Querol e o secretário municipal de saúde, Diego Cantori.
“Dentre as principais defesas que serão feitas na conferência está a implementação de um hospital regional 100% SUS, na fronteira oeste e a atualização da tabela SUS, pelo Ministério da Saúde”, destaca o secretário de saúde.
Com o tema “Garantir Direitos, defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia!”, as etapas preparatórias da 17ª Conferência Nacional de Saúde mobilizaram dois milhões de pessoas de Norte a Sul do País.
A conferência municipal de saúde aconteceu no mês de março em Uruguaiana, levando a discussão sobre quatro eixos temáticos: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;Garantir Direitos e Defender o SUS, a vida e a democracia; O amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”.
No âmbito estadual, a conferência ocorreu no mês de maio, com o objetivo de reafirmar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), da universalidade, integralidade e equidade para garantia da saúde como direito humano, com a definição de políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais. Ao todo 4.048 pessoas foram eleitas delegadas para deliberar sobre duas mil propostas e diretrizes, elaboradas em conferências municipais, estaduais e conferências livres
A expectativa do Conselho Nacional de Saúde (CNS) é que a etapa nacional da 17ª Conferência Nacional de Saúde reúna seis mil pessoas no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF). A cerimônia de abertura será no domingo, 2/07, a partir das 19h, com a participação do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e da ministra da Saúde, Nísia Trindade. Haverá transmissão ao vivo nos dois primeiros dias de trabalhos.
O evento, que acontece a cada quatro anos, é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do SUS. Ao final do processo, as deliberações aprovadas na 17ª Conferência Nacional de Saúde devem ser contempladas no próximo ciclo de planejamento da União e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024- 2027.
Deixe seu comentário