Ensino Médio
Horta Solidária do Jonfa é retomada
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O plantio simboliza a retomada da Horta Solidária que foi suspensa no período severo do verão.
Nesta segunda-feira, 5/6, foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, e os estudantes do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Integral Dr. João Fagundes marcaram a data realizando o plantio de mudas de alfaces crespa e roxa.
De acordo com o professor Jairo Souza, idealizador do projeto, a atividade foi realizada mesmo com dia nublado, pois, buscava conscientizar na prática a importância do respeito ao trato com a terra e o quanto e importante o cultivo de alimentos orgânicos. O plantio simboliza a retomada da Horta Solidária que foi suspensa no período severo do verão.
O projeto Horta Solidária é realizado pela Escola Estadual Dr. João Fagundes com alunos do ensino médio e tem como objetivo estimular os estudantes, através da prática com horta orgânica, a entender a importância de consumir alimentos livres de defensivos. “O projeto teve início no ano passado com objetivo de incentivar os alunos a cultivar hortaliças orgânicas em pequenos espaços. No final do ano deveria ter sido estendido, mas em virtude do mau tempo e furto das caixas com as hortaliças parou. Este ano foi retomado para se somar às disciplinas eletivas do novo ensino médio”, destaca Souza.
Através da prática é possível interligar os conteúdos desenvolvidos em sala de aula e o ambiente externo. A ideia do desenvolvimento do projeto tem também como referência a Horta no estilo americano chamada de "Square Feet" voltada para pequenos espaços, popular nos Estados Unidos.
A Horta Solidária é desenvolvida em pequenos canteiros feitos dentro de caixas de madeira. A vantagem do espaço reduzido é que as plantas de pequeno e de médio porte ficam com o formato semelhante ao de um canteiro normal.
“Este ano o João Fagundes teve início com turno integral para as duas turmas do primeiro ano do ensino médio. Desta forma, a horta solidária se fundamenta em produzir hortaliças para que venha a se somar ao almoço consumido pelos alunos do turno integral e uma parte a ser destinada a uma entidade de catadores de Uruguaiana”, revela o professor. O projeto deverá ter este ano a participação de todas as turmas do ensino médio.
A horta em caixas de madeiras, material que em muitas vezes são descartadas após o transporte de frutas e verduras de grandes centros trazem diversas vantagens: a facilidade de montagem; economia de água nas regas; rápida instalação e pouca ocupação de espaço, uma vez que o plantio pode ocorrer em qualquer local desde que seja arejado e bem iluminado com luz do sol pela manhã e tarde. O modelo também permite que as pessoas desloquem o canteiro até outra localização se for necessário.
A estruturação da horta em caixas é feita em uma base de madeira. Dentro da caixa é preciso colocar um plástico com o objetivo de segurar a terra. Também é colocado o esterco de ovelha ou de gado, pó de madeira curtida, cinza de casta de arroz, e casca de arroz. Em seguida são colocadas as mudas de hortaliças ou sementes. As caixas armazenam cerca de 50 quilos de terra tratada com adubo orgânico.
O projeto foi retomado no dia do meio ambiente pela importância da data. “Além da horta se projeta o minhocário e a estufa para produção local de mudas de hortaliças. Visto que cada muda hoje tem um custo unitário de 30 centavos”, ressalta Jairo.
Deixe seu comentário