URUGUAIANA JN PREVISÃO

Comércio

Janeiro fraco para o varejo

Ilustração/Pexels/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Turistas argentinos movimentam o varejo no município.

O primeiro mês do ano é tradicionalmente um período fraco para o setor de varejo. Após intensas vendas no Natal e Ano Novo, janeiro chega com muitos boletos. IPTU, IPVA, parcelas das viagens de final de ano e material escolar estão entre os itens que comprometem o orçamento do brasileiro neste período.

Segundo o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Uruguaiana (Sindilojas), Paulo Locateli, “o movimento do comercio neste mês de janeiro é atípico, ele já é um mês mais fraco, tanto janeiro como fevereiro. Viemos de um dezembro que tivemos Natal e primeiro de ano, datas em que o pessoal gasta mais. Janeiro também é um mês de férias, com pouca gente na cidade, o que também afeta as vendas”, destaca.

Uruguaiana é conhecida como a capital nacional dos free shops, e o fluxo de turistas argentinos nessa época é grande, o que de certa forma movimenta o varejo no município. “Hoje, Uruguaiana está tendo um movimento de argentinos, que estão vindo em massa. Eles vêm, passam no mercado, nos free shops e compram algo no comércio local e na volta estamos observando que eles estão posando em Uruguaiana, o que movimenta a rede hoteleira da cidade”, destaca Paulo.

Outro fator que também está colocando a população em dúvida na hora de gastar, é a troca de governo, “o mês atípico, assim como no ano passado não teve distinção e a gente sabe que se deve ao teor político também, devido a troca de governo o pessoal está esperando pra ver o que vai dar”, afirma Locateli.

Nota-se no comércio local a grande variedade em promoções e liquidações nos primeiros dois meses do ano, visando chamar o cliente para dentro da loja. Já o mês de fevereiro tende a movimentar um pouco mais, visto que inicia a procura por material escolar. Segundo o Sindilojas, hoje o comércio local está variando entre mercado, free shops e as lojas de material escolar.

Beneficiários que incluem CPF na nota fiscal recebem valor extra Anterior

Beneficiários que incluem CPF na nota fiscal recebem valor extra

Doações de sangue caem e transfusões aumentam Próximo

Doações de sangue caem e transfusões aumentam

Deixe seu comentário