Polícia Civil apreende R$ 200 mil em crack no União das Vilas
Cheias do Rio
Mais de 200 pessoas voltaram para casa

Thiago Valença/Secom PM - Nesta quinta-feira o Rio Uruguai marcou 7,58 metros.
O nível do Rio Uruguai segue em declínio em Uruguaiana, e o cenário de alívio já é perceptível em algumas comunidades afetadas pela cheia. De acordo com dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB), o rio estava 7,58 metros acima do normal, nesta quinta-feira, 10/7, redução significativa em relação à medição de quarta-feira, 9/7, quando o nível estava 8,36 metros acima. Com a diminuição do volume da água, o número de pessoas fora de casa também caiu.
Segundo a atualização da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, o município registra atualmente 109 desabrigados e 674 desalojados. Na véspera, eram 159 desabrigados e 842 desalojados. O processo de retorno das famílias às suas residências já está em andamento. O
secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) e coordenador municipal da Defesa Civil, Paulo Woutheres, diz que as equipes da Prefeitura estão auxiliando as famílias no retorno desde o início da semana. “Esse retorno está sendo
possível à medida que o nível do rio baixa e que as casas são limpas e preparadas para receber os moradores que desejam voltar”, explicou.
Sobre a possibilidade de novas elevações no nível do rio, o secretário tranquilizou a população: “Agora as coisas tendem a normalizar. Não há previsão de chuvas significativas nas regiões de nascente do Rio Uruguai, como Santa Catarina, o que diminui consideravelmente o risco de uma nova cheia”.
Atendimento e doações
A Defesa Civil mantém plantão para atender famílias que ainda necessitem de auxílio
com transporte e transferência. Os contatos são os telefones (55) 99689-7047 e (55) 99641-6806. Além disso, segue ativa a campanha de arrecadação de doações para os atingidos.
Os itens podem ser entregues em frente à Prefeitura Municipal, de segunda a sexta feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 13h. Também estão sendo coletados agasalhos e cobertores para ajudar as famílias no retorno às suas casas. Embora o rio esteja recuando e todas as doações sejam bem-vindas, o Executivo municipal destaca que há itens considerados prioritários neste momento de retorno das famílias às suas casas.
Entre eles estão alimentos como leite, café, biscoitos, achocolatado, arroz, feijão,
massas, farinha de milho, farinha de trigo e molho de tomate. Também são essenciais materiais de higiene, como fraldas, sabonetes e absorventes, além de produtos de limpeza, como água sanitária, sabão em pó e desinfetante. Outro item importante são embalagens para refeições, como marmitex e marmitas de isopor, que auxiliam na distribuição de alimentos às pessoas atingidas.
Demais regiões
Em Itaqui, às 10h15 de quinta-feira, o nível do rio estava em 6,67 metros, apresentando tendência de baixa. Em Itapiranga, o nível estava em 2,37 metros às 10h15, com tendência de baixa. Em Alto Uruguai, a medição foi de 2,86 metros às 9h30, também em queda.
Em Porto Mauá, o nível chegou a 3,54 metros às 10h30, e em Porto Lucena, a 1,79 metro às 9h30, ambos com tendência de redução. Na cidade de Garruchos, o rio registrava 3,43 metros às 10h30, em queda. Em São Borja, o nível era de 5,28 metros
às 7h, também diminuindo.
Deixe seu comentário