URUGUAIANA JN PREVISÃO

Previsão do tempo

Município em alerta para condições climáticas

Paulo Whouteres/Defesa Civil imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Durante a semana, a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Rural (Semiur) trabalhou na limpeza de áreas utilizadas de forma irregular para o descarte de lixo.

O município de Uruguaiana está em alerta em decorrência das fortes chuvas previstas para ocorrem a partir desta sexta-feira, 7/7. A Defesa Civil do Município alerta a comunidade para o novo ciclone que deve atingir o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Há previsões de chuvas fortes e alagamentos.  

O coordenador da Defesa Civil de Uruguaiana, Paulo Woutheres, afirma que não há, inicialmente, previsão formal de ocorrência de ciclone extratropical para o município – o fenômeno estaria voltado principalmente a região do Litoral gaúcho –, mas alerta para chuvas fortes acompanhadas de rajadas de vento e granizo.  “O alerta é de instabilidades moderadas a fortes acompanhadas de trovoadas que atuam no Sul e parte da Campanha. Há risco de temporais pontuais, com chuva forte, rajadas de vento e eventual queda de granizo”, revela.  

O alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é um aviso de tempestade com grau de severidade para perigo. No aviso estão previstas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.  

Durante a semana, a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Rural (Semiur) trabalhou na limpeza de áreas utilizadas de forma irregular para o descarte de lixo. Foi realizada a desobstrução e reparos no trevo de acesso à cidade, nos bairros União das Vilas, Cidade Nova, Cabo Luiz Quevedo, Mascarenhas de Moraes e Santo Antônio.  

Nas margens do rio Uruguai, córregos no entorno receberam limpeza e desobstrução para agilizar o escoamento das águas caso ocorra uma maior quantidade de chuva, em curto espaço de tempo. 

Por conta da previsão de fortes chuvas, a Prefeitura suspendeu as aulas na rede municipal de ensino nesta sexta-feira. As aulas retornam ao normal na segunda-feira, 10/7.  

Já a 10ª Coordenadoria Regional de Educação (10ª CRE) informou que as aulas na Rede Estadual na área urbana estão mantidas. Já nas escolas do interior, serão suspensas em virtude de que a Prefeitura suspendeu o transporte escolar. Os alunos que dependem do transporte escolar irão recuperar o dia letivo de acordo com a orientação do diretor da escola. 

A Defesa Civil e a Semiur chamam atenção da comunidade para possíveis situações de inundação. Se precisar de ajuda contate a Defesa Civil pelo telefone 55 99223-1668; Guarda Municipal 153; ou Semiur 55 3414 – 0000. 

CCR anuncia obra de R$ 17,6 milhões no Rubem Berta Anterior

CCR anuncia obra de R$ 17,6 milhões no Rubem Berta

RS revogou decreto de calamidade por conta da pandemia Próximo

RS revogou decreto de calamidade por conta da pandemia

Deixe seu comentário