Prefeitura realizará mutirão com 150 consultas oftalmológicas
A entrega da documentação aos convocados começou nesta quinta-feira (19/2), no setor de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) crédito: Thiago Valença/Especial/JC

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai promover, no próximo dia 28, sábado, um mutirão de consultas oftalmológicas. Nesta etapa, 150 pacientes serão atendidos para a realização da primeira avaliação, que irá diagnosticar cada caso e definir as próximas etapas do tratamento. 

A entrega da documentação aos convocados começou na quinta-feira, 19/2, no setor de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), localizado no prédio da SMS, na esquina da Avenida Presidente Vargas com a Rua General Câmara. Os atendimentos ocorrerão a partir das 7h, na Policlínica Adulto (Avenida Presidente Vargas, 2990), com agendamentos organizados em grupos e horários distintos para evitar aglomeração e garantir maior eficiência. 

Segundo o prefeito Carlos Delgado, a iniciativa representa um avanço no atendimento à população que aguarda por consultas. “É um avanço importante no suporte aos pacientes que aguardam a consulta para dar o pontapé inicial no processo. De forma organizada e efetiva buscamos atender a todos da forma mais breve possível”, afirmou. 

A secretária municipal de Saúde, Ane Barreto, destacou que a melhora da visão impacta diretamente na qualidade de vida. “A melhora da visão é uma questão de qualidade de vida e, por vezes, até de autoestima. Trabalhamos diariamente na busca por resultados concretos e para que mais pessoas tenham acesso ao suporte que vai melhorar o dia a dia de cada pessoa”, ressaltou. 

Desde outubro de 2025, a Secretaria realiza mutirões de primeiras consultas sempre no último sábado de cada mês. Até agora, 414 pessoas já foram contempladas. Com a edição de fevereiro, o total chegará a 564 pacientes atendidos na etapa inicial. 

Os atendimentos desta modalidade ocorrem por meio do Gercon, sistema do Governo do Estado. Diferentemente dos mutirões cirúrgicos realizados no Hospital Santa Casa de Uruguaiana, os pacientes avaliados via Gercon dão continuidade ao tratamento em municípios como Rosário do Sul e outras cidades gaúchas. Em 2025, 750 pessoas participaram das três etapas do mutirão oftalmológico com cirurgias realizadas na Santa Casa. 

Upa Zilda Arns 

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde também anunciou a ampliação dos atendimentos odontológicos na Unidade de Pronto Atendimento (Upa) Zilda Arns. A partir deste sábado, 21/2, a unidade contará com profissional disponível para consultas todos os sábados, das 15h às 18h, incluindo atendimentos espontâneos. 

A medida integra um conjunto de ações que resultou no aumento de 20,8% nos atendimentos odontológicos nas Estratégias de Saúde da Família em Uruguaiana. Em 2025, a gestão municipal convocou 18 dentistas e 17 auxiliares de saúde bucal por meio de processo seletivo. 

Além do crescimento no número de consultas, de 23 mil em 2024 para 28 mil em 2025, os profissionais já passaram a atuar na UPA de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 21h. Agora, o serviço também estará disponível aos sábados. A unidade funciona 24 horas e está localizada na Rua Júlio de Castilhos, nº 1777.