Milhares de pessoas participaram, na segunda-feira, 12/10, da tradicional procissão em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, em Uruguaiana. A caminhada pelas ruas do município foi marcada por orações, cânticos e manifestações de fé, reunindo devotos em um momento de espiritualidade e devoção à Mãe Aparecida. Mesmo com a presença de neblina e uma leve garoa no início da programação, a mobilização ocorreu normalmente.
A concentração começou às 8h30min, na Rua Flores da Cunha, entre o obelisco e a concessionária Spengler. A procissão teve início às 9h, seguindo em direção à Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo. Durante o trajeto, a celebração religiosa acompanhou os fiéis, com a chegada ao templo organizada para coincidir com a proclamação do Evangelho.
O páraco da Paróquia do Carmo, Frei Tiago Backes, destacou a expressiva participação da comunidade e avaliou que a mobilização esteve entre as maiores realizadas nos últimos anos. “A chuva não atrapalhou, porque foi só uma pequena garoa, quase que invisível no início da procissão. A multidão foi muito grande, foram várias quadras completamente preenchidas de fiéis”, afirmou.
O religioso também ressaltou a dimensão da celebração em comparação com as edições realizadas desde o período posterior à pandemia. “Creio que foi uma das maiores procissões dos últimos anos, após a pandemia, que é desde quando eu estou aqui na cidade. Foi uma bonita procissão, muito bem participada, como disse, com a multidão de fiéis, uma das maiores procissões dos últimos anos”, acrescentou.
A programação da Paróquia Nossa Senhora do Carmo foi concluída com a Santa Missa em frente à Igreja Matriz, presidida pelo bispo diocesano, Dom Clésio Facco. A celebração reuniu os participantes em um momento de oração, agradecimento e renovação da fé. As atividades em homenagem à padroeira também incluíram uma missa festiva pela manhã e uma celebração na Gruta Nossa Senhora Aparecida, localizada às margens da BR-472, prevista para as 16h.
A mobilização integra a programação religiosa deste ano, que tem como tema “Mãe Aparecida, Rainha da Paz”.
Ação entre Amigos
Ao final da programação, também foi realizado o sorteio da Ação entre Amigos promovida pela paróquia. Cada número foi comercializado por R$ 12, dando direito à participação no sorteio de cinco prêmios: uma máquina lava e seca de 11 quilos, um televisor de 50 polegadas, um aparelho de ar-condicionado de 12 mil BTUs, um vale-compras de R$ 1 mil e um smartphone.
Os contemplados foram Laura, com o número 7361, no primeiro prêmio; Gilda, número 1584, no segundo; Elias, número 9972, no terceiro; Maitê, número 5752, no quarto; e Maria Juliana, número 7422, no quinto prêmio.
Devoção à padroeira do Brasil
Celebrado em 12 de outubro, o Dia de Nossa Senhora Aparecida homenageia a padroeira do Brasil e coincide com um dos principais momentos de manifestação da fé católica no país. A história da devoção remonta a 1717, quando pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora da Conceição nas águas do Rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá, em São Paulo.
Em 1930, o papa Pio XI proclamou Nossa Senhora Aparecida Rainha e Padroeira do Brasil. Posteriormente, a data foi oficializada como feriado nacional por meio da Lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980.


