URUGUAIANA JN PREVISÃO

Saúde

Profissionais do Mais Médicos assumem vagas na rede básica de saúde

Ascom PMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Em Uruguaiana, até o momento oito profissionais já estão atuando nas Estratégias de Saúde da Família (ESF).

Na manhã desta quinta-feira, 29/6, oito profissionais que atuarão no município através do programa Mais Médicos estiveram reunidos no salão nobre da Prefeitura Municipal em conversa com o prefeito Ronnie Mello (PP), a fim de serem apresentados e já iniciarem os trabalhos nas unidades básicas de saúde do município.

O Mais Médicos compõe um conjunto de ações e iniciativas do governo para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde do país. Ela é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), que está presente em todos os municípios e próxima de todas as comunidades. É neste atendimento que 80% dos problemas de saúde são resolvidos.

A chegada dos novos profissionais ao município tem como objetivo ampliar a qualidade do serviço ofertado na saúde primária da cidade, promovendo melhorias nas condições de saúde da população.

Em Uruguaiana, até o momento oito profissionais já estão atuando nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) em diversos bairros do município, dentre eles ESF 1 - Rui Ramos/Ipiranga, ESF 6 São João, ESF 14 Tabajara Brites, ESF 15 Hípica, ESF 16 Cidade Alegria, ESF 21 Centro e ESF 22 Cabo Luiz Quevedo.

Compõem o grupo os seguintes profissionais: Adriana Vanessa Schonwald, natural da Argentina e irá atuar na ESF 1; Bibiana Gaspareto Celestino Alves, primeira uruguaianense formada em medicina pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) campus Uruguaiana e irá atuar na ESF 16; Clarissa Ramos Severo, de Santa Maria -RS e desenvolverá seu trabalho na ESF 14; Luca Gonçalo Santos, de Araxá – MG e irá atuar na ESF 21; Juliana Corrêa da Silveira, de Alegrete – RS e estará na ESF 22; Oldair Saldanha  Vargas, de Santa Maria – RS formado na primeira turma de medicina da Unipampa Uruguaiana e desenvolverá seu trabalho na ESF 6; Rafael Figueiredo de Souza, de Palmeira das Missões – RS e estará na ESF 22 e Yunior Alberto Colas Reyes, natural de Cuba e atuará na ESF 15.

A edição deste ano do Mais Médicos, o 28º ciclo do programa, registrou recorde de inscrições, com mais de 34 mil profissionais cadastrados. Deste total, 27,4 mil indicaram um local para atuação profissional, de acordo com o Ministério da Saúde.

Até o fim de 2023, o governo federal planeja ter 28 mil profissionais no Mais Médicos atendendo em todo o país. A previsão é que mais de 96 milhões de brasileiros tenham atendimento médico de entrada no Sistema Único de Saúde (SUS).

População de Uruguaiana teve queda de 6,56% Anterior

População de Uruguaiana teve queda de 6,56%

Delegação de Uruguaiana participará da 17ª Conferência Nacional de Saúde Próximo

Delegação de Uruguaiana participará da 17ª Conferência Nacional de Saúde

Deixe seu comentário