URUGUAIANA JN PREVISÃO

Música

Projeto Descubra oferece aulas de discotecagem e produção musical

Ascom PMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O grupo durante a entrega de donativos que foram arrecadados a partir do evento “Descubra a Praça”, junto do prefeito Ronnie Mello.

Criado em 2021, pelo jovem uruguaianense Eduardo Biassus, o projeto Descubra visa fomentar o cenário cultural musical no município e região. Aos 17 anos de idade, Eduardo se mudou para fazer faculdade fora da cidade. O cenário foi o estado de Santa Catarina, morou em Florianópolis e Balneário Camboriú.

“Virei DJ e comecei a produzir eventos, com isso quis trazer para Uruguaiana toda bagagem de coisas que aprendi para crescer a cena musical daqui”, destaca Eduardo. No primeiro ano do projeto foram realizados alguns eventos privados e outros em parceria com a prefeitura, como a Feira do Livro.

Após oito meses de viagem para tocar no Peru, Equador e Chile, Eduardo retornou para Uruguaiana em dezembro de 2022 e trouxe junto seu amigo peruano, Alez de Lima. Juntos eles decidiram montar um estúdio acústico climatizado com o objetivo de ministrar cursos na área de produção musical e discotecagem. “Cheguei na cidade com esse meu amigo do Peru e a gente quis crescer a cena e fazer coisas que nunca foram feitas. Atualmente eu e o Alez estamos ministrando as aulas.  Nossos alunos se tornam parte do projeto, e então tocam em nossos eventos e sempre nos ajudam nas atividades”, destaca o coordenador do projeto.

Além dos cursos, os artistas também tocam em bares e festas da cidade, eventos privados e sempre que possível também em eventos beneficentes. Dentre alunos e orientadores, o projeto tem pessoas do Brasil, Argentina, Uruguai e Peru. “O projeto surgiu para crescer a cena da cidade, o nosso objetivo a médio e longo prazo é tornar Uruguaiana referência no cenário internacional de música eletrônica, fazendo grandes festivais e atraindo público de diversos países e estados”, revela.

Durante os eventos privados realizados no município são recebidos artistas de Buenos Aires e grandes nomes da cidade de São Paulo. “Recebemos também pessoal de Santa Catarina, Uruguai e Argentina. Queremos ser referência e estamos sempre querendo ensinar as pessoas, ensinar a produzir, ensinar a tocar.” E se engana quem pensa que o projeto contempla somente a música eletrônica, “a gente não está nessa área de aprendizado prendido somente nessa área de eletrônico, a gente ensina pessoas a tocarem desde funk, sertanejo, hip hop, rap, qualquer gênero a pessoa vai aprender a produzir ou aprender a tocar nos cursos que a gente oferece”, afirma Biassus.

Na região oeste do Rio Grande do Sul, o espaço é o único que oferta este tipo de estrutura para o aprendizado musical. Para este ano a ideia é expandir cada vez mais. “Buscamos em 2023 realizar festivais internacionais de música e cultura atraindo cada vez mais turistas para a cidade e pessoas consumidoras de música, que antes precisavam viajar até Santa Maria ou Porto Alegre para prestigiar os eventos”, enfatiza o coordenador do projeto.

Para quem tem interesse nos cursos, as aulas acontecem em estúdio acústico climatizado. São individuais, presenciais e totalmente didáticas. São aulas de 1h30 em dias e horários a combinar. Para maiores informações é possível obter através fo instagram @descubra_urug ou através do whatsapp (48) 99165-9876.

O Projeto Descubra vai ser uma das atrações do evento de inauguração da primeira etapa da nova área da orla do Rio Uruguai. A inauguração vai ser no próximo dia 5 de fevereiro, a partir das 17h.

Novas estações de monitoramento do Simagro-RS foram instaladas Anterior

Novas estações de monitoramento do Simagro-RS foram instaladas

Carnaval Fora de Época de Uruguaiana será tema de documentário Próximo

Carnaval Fora de Época de Uruguaiana será tema de documentário

Deixe seu comentário