Saúde
Projeto poderá contemplar área da telemedicina em Uruguaiana
Ascom/PMU imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Criando e desenvolvendo projetos na área esportiva e social desde 1989, Aldenir Kniphoff da Rosa já beneficiou mais de 30 mil atletas e esportistas no Brasil. Esta semana, representando a Força-Tarefa Brasil Crescer, o militar esteve em Uruguaiana para apresentar o projeto de "telemedicina", que poderá ser implantado no município, por meio de possíveis parcerias com o Município, Hospital da Santa Casa e campus da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
O esboço do projeto foi apresentado para os representantes das três esferas e discutido em detalhes para uma possível implantação a partir de 2020.
A Força-Tarefa Brasil Crescer, dentro da área de saúde, tem vários projetos sendo apresentados, com a possibilidade de implantação e aplicação, além de sua ampliação. "Em todos os setores, são soluções inteligentes para as cidades", garante Aldenir.
Natural de Alegrete, Aldenir tem formação acadêmica em diversas áreas, inclusive com mestrado no Japão, em Gestão Esportiva, o que facilitou a realização de tantos projetos. Ele também foi atleta dos mais variados esportes, com participação no Sport Club Internacional.
Por meio de um acordo de cooperação com a maior empresa de telemedicina do mundo, a suíça ITMS, poderão se viabilizadas melhorias para o atendimento de pacientes que necessitam a realização de exames na área da cardiologia, pneumologia e neurologia, entre outras.
O projeto já está em operação no Amazonas e no Pará, chegando agora ao Rio Grande do Sul, por conta dos laços de aproximação de Aldenir com o Estado.
Com várias possibilidades de atendimento, dependendo apenas do treinamento de um técnico em saúde e a disponibilização de um ponto de internet e energia elétrica, o projeto viabiliza redução de custos e agilidade no atendimento ao paciente. "Soluções nesse setor já estão sendo desenvolvidas em tribos da Amazônia, por exemplo", cita Aldenir.
No encontro representando o Município, esteve a secretária municipal de Saúde, Liliam Stumm; a Santa Casa de Uruguaiana, Claudinei Valin dos Santos, e a Unipampa, o diretor, Marcus Querol.
Um novo encontro deverá ser realizado em janeiro, possibilitando desta forma o repasse de mais detalhes sobre o desenvolvimento do projeto voltado à área da telemedicina.
Deixe seu comentário