URUGUAIANA JN PREVISÃO

Diálogos

Realizada a 1ª Pré-Conferência Municipal de Saúde

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Durante o evento se fizeram presentes estudantes e servidores da Unipampa e a comunidade em geral.

Nesta quarta-feira, 25/1, ocorreu a 1ª Pré-Conferência Municipal de Saúde, realizada no Salão de Atos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O evento é preparatório para a 7ª Conferência Municipal de Saúde que ocorrerá no dia 22/3, no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa. Ambos os eventos estão alinhados com 17ª Conferência Nacional que será realizada em julho.

Durante o evento se fizeram presentes estudantes e servidores da Unipampa e a comunidade em geral, em que foi possível apresentar propostas e avançar nos debates em relação a saúde como um direito de todas as pessoas.

Segundo a diretora do campus, Cheila Stopiglia, “o evento é uma oportunidade de a comunidade discutir e sugerir propostas para a saúde do município e região. Na fase de pré-conferência são levantadas as propostas para discussão na conferência”.

A conferência tem como tema “Garantir direitos e defender o SUS, a Vida e a Democracia - amanhã vai ser outro dia!”. Os eixos temáticos a serem trabalhados são: I - O Brasil que temos. O Brasil que queremos; II - O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; III - Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia e IV - Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas!

Conferência Nacional De Saúde

A 17ª Conferência Nacional de Saúde será realizada de 2 a 5/7 pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), juntamente com o Ministério da Saúde. O evento, que acontece a cada quatro anos, é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a Conferência será precedida por etapas municipais, que estão acontecendo desde novembro de 2022 e aguem até março. E também as etapas estaduais e do Distrito Federal, que serão realizadas de abril a maio de 2023. As conferências locais são organizadas pelos Conselhos de Saúde, junto às respectivas Secretarias de Saúde.

Ao final do processo, as deliberações aprovadas na 17ª Conferência Nacional de Saúde devem ser contempladas no próximo ciclo de planejamento da União e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024- 2027.

Próximas edições da caminhada turística já tem datas definidas Anterior

Próximas edições da caminhada turística já tem datas definidas

Iniciada obra da primeira quadra de society pública de Uruguaiana Próximo

Iniciada obra da primeira quadra de society pública de Uruguaiana

Deixe seu comentário