Secretaria da Saúde convoca comunidade para se vacinar contra a Influenza

Com a chegada das baixas temperaturas, as Estratégias de Saúde da Família

(ESFs) de Uruguaiana enfrentam um aumento significativo na procura por

atendimento. De acordo com a coordenadora das ESFs, Lilian Stumm, nesta época do ano, é comum observar o crescimento dos casos de gripes e resfriados. Os sintomas gripais, como febre, tosse, congestão nasal e dores no corpo, tornam-se mais frequentes durante esse período, o que leva as pessoas a buscarem assistência médica nas ESFs. 

O frio aumenta a preocupação com doenças respiratórias como gripe e covid-19. Em resposta a esse cenário, o Ministério da Saúde emitiu um comunicado enfatizando a importância da vacinação contra ambas as enfermidades, especialmente entre os grupos prioritários. 

Em 2024, a campanha nacional de vacinação contra a gripe, geralmente realizada entre abril e maio, foi antecipada devido ao aumento na circulação de vírus respiratórios pelo país. Em março a vacinação foi iniciada para diversos grupos específicos, incluindo crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos e gestantes. 

Em Uruguaiana, a Secretaria Municipal de Saúde faz um alerta e convoca a

comunidade para se vacinar contra a Influenza. “O inverno é a época de maior

manifestação dos vírus respiratórios, entre eles o da Influenza. Para nos manter protegidos contra agravos e complicações é fundamental estarmos com a vacinação em dia” explicou a secretária da saúde, Suzielle Pivetta. 

A vacina contra a influenza está disponível em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) na área urbana e rural. Os horários de funcionamento são das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min, de segunda a sexta-feira. O público-alvo são pessoas a partir de seis meses de idade. A vacina previne contra as Influenzas A, B e H1N1. 

Óbito

No mês de maio, a Secretaria de Saúde de Uruguaiana confirmou a primeira morte

por Influenza em 2024. A vítima foi uma mulher de 57 anos que, sofrendo de

hipertensão arterial, complicou-se com a doença e veio a óbito em 30 de maio. A

confirmação da causa do óbito ocorreu somente em 5 de junho. Embora Influenza não seja um “agravo de notificação compulsória”, números não oficiais apontam 535 casos de Influenza A, 11 de Influenza B e quatro de H1N1 no município.