A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará nesta sexta-feira, 29/7, uma ação de testagem de hepatite na população privada de liberdade na Penitenciária Modulada de Uruguaiana. Durante esta sexta-feira, data que antecede o Dia Mundial de Combate à Hepatite, o trabalho terá como objetivo atender tanto o público feminino quanto o masculino da penitenciária.
Segundo a SMS, durante todo o mês de julho as ações foram intensificadas em todos os postos de saúde. No dia 14 deste mês, os funcionários do Hospital Santa Casa de Uruguaiana (HSCU) foram testados durante mutirão. O teste de hepatites pode ser feito em qualquer posto de saúde do município, diariamente. O tratamento precoce é a melhor forma de buscar a cura.
No período de 1999 a 2020, no Brasil, 254 389 pessoas foram diagnosticadas com o vírus da hepatite B e 262 815 com o vírus da hepatite C. Essas infecções são as principais causas de doença hepática crônica, cirrose hepática e carcinoma hepatocelular. A carga de doenças resultante das hepatites virais e o próprio agravo por si só representam um desafio de saúde pública para o Sistema Único de Saúde (SUS).


