Aleitamento materno
SMS divulga programação do agosto dourado
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou a programação voltada para a campanha do Agosto Dourado, mês do aleitamento materno, onde são intensificadas as ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância da amamentação. Em Uruguaiana as ações serão realizadas no dia 24/8, das 8h às 12h e das 14h às 17h, no pátio da Secretaria Municipal de Saúde.
No turno da manhã a programação envolve palestras e bate papo, com a participação de acadêmicos, profissionais da saúde e comunidade em geral, mães, gestantes, parceiros e famílias interessadas. A primeira atividade tem como tema “Direitos da mãe que trabalha e amamenta”, com Claudia Maria Quintana Castro, advogada e presidente da APAE.
Na sequência, às 9h30min, o tema a ser debatido é “Práticas que auxiliam a mãe trabalhadora a manter a amamentação”, com Bianca Bier, fonoaudióloga. Às 10h30min, a palestra tem com tema “A amamentação e a importância da rede de apoio”, com Daiani Cherubim, enfermeira e professora da Universidade Federal de Santa Maria (Unipampa).
Para às 11h está marcada a roda de conversa sobre o Banco de Leite e Alojamento Conjunto, com Márcia Ribeiro Lima, enfermeira. Logo após, às 11h30min será realizado o acolhimento às mães que amamentam e desejam amamentar, com o 1º mamaço da secretaria de saúde.
No turno da tarde, das 14h às 17h, acontecem as oficinas que abordam diversos temas relacionados ao assunto, dentre elas: Planejamento familiar e reprodutivo; Revisão e atualização das carteiras de vacinação (crianças e gestantes); Técnicas e apoios a amamentação; Nutrição da gestante e do bebê; A importância da fisioterapia pélvica na saúde da mulher; Saúde Bucal; Orientações sobre o banco de leite e seu funcionamento.
Durante todo o dia também será possível a verificação de sinais, atendimento com enfermeiros e médicos e haverá tenda com venda de doces e salgados. A ação é realizada pela SMS, através do setor de Saúde da Mulher e Policlínica Infantil, com o apoio da Prefeitura Municipal, Unipampa e Senac.
Deixe seu comentário