URUGUAIANA JN PREVISÃO

Empreendedores

Tudo Fácil realizou mais de 400 atendimentos em 2023

Reprodução imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A maior parte dos atendimentos são voltados para área do comércio.

O Tudo Fácil Empresas foi implementado no município de Uruguaiana ainda no mês de dezembro de 2022. Em 2023 já foram realizados 437 atendimentos para Microempreendedores Individuais (MEI) e 414 alvarás expedidos.

Os atendimentos para MEI tiveram a maior procura no mês de março, com 128 atendimentos, seguido do mês de janeiro com 122 atendimentos. Já os atendimentos de alvará também tiveram maior procura em março, com 127 atendimentos e em janeiro com 102 atendimentos. 

Em Uruguaiana grade parte dos atendimentos são realizados na área do comércio. Ao total a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae) envolve 421 áreas habilitadas ao Tudo Fácil, considerando que cada CNPJ pode utilizar até 21 atividades (Cnaes), sendo uma principal e as demais secundárias.

O serviço, lançado em Porto Alegre em dezembro de 2021, permite a abertura de empresas on-line, de forma gratuita e em apenas um acesso, com tempo máximo de 10 minutos, em um modelo que funciona para empresas individuais ou limitadas, de baixo risco ambiental, de incêndio ou sanitário.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Santariano, “a avaliação do projeto é positiva, é a possibilidade de o empreendedor já sair com todas as licenças na mão, e conseguir efetuar contratos no mesmo dia”, afirma.

Os dados de 2023 evidenciam a grande procura pelo procedimento e confirmam dados divulgados recentemente em relação a abertura de empresas no Rio Grande do Sul. Hoje o Estado é o sétimo do Brasil em tempo necessário para se abrir uma empresa.

O estudo denominado Mapa de Empresas, elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados, mostrou que o Estado subiu cinco posições no ranking nacional no primeiro quadrimestre de 2023, em comparação com os quatro últimos meses de 2022.

O Mapa da Empresas fornece outras informações, como o perfil das empresas por porte, setor e ramo de atividade, além de recortes por estados e municípios. De janeiro a abril deste ano, foram abertas 1.331.940 empresas no Brasil. O Rio Grande do Sul é o quinto estado que mais formalizou pessoas jurídicas nos primeiros quatro meses do ano. Em números absolutos, São Paulo lidera, seguido por Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná.

Gasolina fica mais cara no Estado Anterior

Gasolina fica mais cara no Estado

Vacinação contra a influenza continua até o fim dos estoques Próximo

Vacinação contra a influenza continua até o fim dos estoques

Deixe seu comentário