Uruguaiana registrou cerca de 75 milímetros de chuva e rajadas de vento de até 88 km/h durante o temporal que atingiu o município na madrugada desta quinta-feira, 8/10. Pouco antes da 1h, raios iluminaram o céu e a chuva começou, confirmando a previsão de instabilidade divulgada pela Defesa Civil. A tempestade provocou a queda de galhos e de árvores, além de deixar aproximadamente mil clientes sem energia elétrica.
O coordenador da Defesa Civil de Uruguaiana, Paulo Woutheres, informou que as equipes realizaram a remoção dos galhos e das árvores durante a manhã. Entre as ocorrências registradas, um andaime utilizado na pintura do prédio do Pequeno Príncipe, no cruzamento das ruas Bento Martins e Duque de Caxias, no Centro, ficou suspenso sobre fios da rede elétrica.
Conforme Woutheres, o local foi isolado para evitar acidentes, e a retirada do equipamento depende do desligamento da energia pela concessionária Rio Grande Energia (RGE).
Moradores relatam falta de energia
Ao longo desta quinta-feira, moradores encaminharam relatos ao CIDADE sobre a demora no restabelecimento do fornecimento de energia elétrica. No Centro, alguns edifícios ficaram com a chamada meia fase, situação que comprometeu o funcionamento de elevadores, portões elétricos de garagens e travas eletrônicas de portas de condomínios.
Com os sistemas sem funcionamento adequado, moradores precisaram abrir manualmente alguns acessos. Em determinados casos, as portas permaneceram destrancadas durante o dia, gerando preocupação com a segurança dos edifícios.
Segundo os relatos recebidos pelo CIDADE, a previsão informada era de que a rede elétrica estivesse normalizada até as 16h, o que não havia ocorrido até o fim da tarde. Também houve queixas sobre a demora no atendimento da concessionária. Muitos moradores ainda informavam estar sem luz no encerramento do dia.
Rio Uruguai
Além dos estragos provocados pelo temporal, a elevação do Rio Uruguai mantém a situação de alerta no município. Conforme a atualização do Serviço Geológico do Brasil (SGB), às 16h30 desta quinta-feira, 8/10, o nível do rio na estação da Ponte Internacional chegou a 9,59 metros, com elevação de dois centímetros por hora.
A marca está 1,09 metro acima da cota de inundação, estabelecida em 8,50 metros. O monitoramento aponta risco muito alto de inundação em Uruguaiana, diante da continuidade da subida do nível da água.
Até a atualização mais recente da Defesa Civil, 160 pessoas haviam deixado suas casas em razão da cheia. Desse total, 27 estavam desabrigadas e 133 desalojadas. As pessoas desalojadas estão hospedadas na residência de parentes ou conhecidos, enquanto as desabrigadas recebem acolhimento no abrigo instalado no Centro Esportivo Zona Leste, no bairro Santo Inácio.
As famílias recebem assistência da Prefeitura e da Defesa Civil nas áreas de saúde, segurança e assistência social. As transferências contam ainda com o apoio da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada do Exército Brasileiro e da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra).
Até o momento, foram realizadas transferências de moradores dos bairros Mascarenhas de Moraes, Santo Antônio e Cabo Luís Quevedo.
Outros municípios
O monitoramento do Rio Uruguai também aponta níveis elevados em outros pontos da região. Em Itaqui, o nível chegou a 9,37 metros às 16h15 desta quinta-feira, acima da cota de inundação de 8,30 metros. Na atualização, o nível estava estável, sem tendência definida. O município também registrou 73,6 milímetros de chuva no dia.
Em São Borja, a estação Passo São Borja registrou 8,85 metros às 16h45. O nível estava em queda de dois centímetros por hora, próximo da cota de inundação, estabelecida em nove metros.
Em outros pontos monitorados, o nível do rio estava em elevação em Porto Mauá, onde chegou a 5,69 metros, e estável em Porto Lucena, com 3,30 metros, e Garruchos, com 7,01 metros.
Alerta para temporais segue
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul mantém o alerta para a Região Oeste, com previsão de temporais acompanhados de vendavais e possibilidade de granizo até sexta-feira, 9/10. Para Uruguaiana, o aviso está classificado como alerta laranja, o terceiro nível de intensidade entre as cinco categorias utilizadas pelo órgão estadual.
A previsão indica possibilidade de ventos superiores a 90 km/h, chuva intensa, trovoadas e queda de granizo. O alerta foi elaborado com base em análises do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para sexta-feira, a previsão para Uruguaiana aponta temperaturas entre 15°C e 24°C, além da possibilidade de novas pancadas isoladas de chuva.
Contatos de emergência
Em caso de emergência, a população pode acionar a Brigada Militar pelo telefone 190, os Bombeiros pelo 193 e a Ronda Ostensiva Municipal (Romu) pelo (55) 3411-5566. A Defesa Civil atende pelos números (55) 99238-2772 e (55) 99641-6806. Já a Secretaria Municipal de Infraestrutura pode ser contatada pelo (55) 3911-3025.
As equipes responsáveis seguem monitorando a situação e permanecem de prontidão para atender eventuais ocorrências.


