A partir desta quarta-feira, 7/1, o Rio Grande do Sul ingressa em um período de instabilidade, que deve persistir ao menos até o domingo, 11/1, com vários dias em que haverá chance de chuva e alguns temporais isolados, alcançando a Fronteira Oeste. O alerta é da MetSul Meteorologia.
A previsão é de que o sol apareça com nuvens, mas a partir da tarde de hoje o tempo começa a mudar. Áreas de instabilidade se formam e atingem no primeiro momento a região da Campanha e a região Sul, avançando depois para a Fronteira Oeste, Centro e alguns pontos da Metade Norte. Há risco de chuva forte localizada e de temporais isolados com raios e vento forte.
Na quinta, 8/1, o sol chega a aparecer com nuvens, mas haverá maior nebulosidade. Já chove de manhã em alguns pontos, mas a instabilidade maior se dá da tarde para a noite. Chuva forte em pontos localizados. O risco de temporais é menor e quaisquer ocorrências serão muito pontuais.
Já na sexta-feira, 9/1, o sol aparece em grande parte do Rio Grande do Sul, mas uma área de baixa pressão que avança pelo Nordeste da Argentina instabiliza o tempo e se espera chuva em vários pontos da tarde para a noite. Muito isoladamente, a chuva pode ser forte e com risco de temporal.
No sábado, 10/1, por sua vez, um ciclone se forma no Uruguai. O Rio Grande do Sul terá sol e nuvens com aumento de nebulosidade ao longo do período. A instabilidade maior ocorre da tarde para a noite, embora não se afaste chuva em alguns locais já de manhã. Há risco de chuva forte isolada e de temporais localizados. Vento se intensifica, mas os modelos hoje não indicam rajadas intensas pelo ciclone.
No domingo, 11/1, chove no começo do dia entre a Região Metropolitana, Serra e o Litoral Norte, mas depois o sol aparece ao longo do período. No Sul, um dia de sol e nuvens, mas a circulação do ciclone pode trazer chuva isolada da tarde para a noite. O vento sopra moderado e por vezes com rajadas, mas não intensas.
Uruguaiana
Para Uruguaiana, especificamente, a temperatura deve ficar entre 21°C e 36°C nesta quarta, com chuva isolada. A estimativa é de precipitação de 1,5 mm e ventos de 22 km/h.
Na quinta é esperada chuva fraca, alcançando 3,4 mm e ventos de 28 km/h, e temperaturas entre 21°C e 31°C.
Já na sexta a chuva chega com mais intensidade e a previsão é de 29,3 mm de precipitação, com ventos de 31 km/h. A temperatura dever ficar entre 20°C e 23°C.
No sábado, a chuva será fraca, cerca de 0,5 mm, com ventos de 30 km/h. A temperatura deve variar entre 18°C e 26°C.
Para o domingo está previsto tempo claro, com temperaturas entre 16°C e 28°C, e ventos de 30 km/h
Santa Catarina
Nas praias catarinenses, não há previsão de chuva contínua que afete o aproveitamento do litoral. As pancadas ocorrerão mais da tarde para a noite, ou seja, a clássica chuva de verão, sendo antecedida por horas de sol, nuvens e calor.


