Imers
Uruguaiana aparece na 419ª posição do ranking de Educação gaúcho
O governo do Rio Grande do Sul divulgou os resultados do Índice Municipal da Educação do RS (Imers), considerado essencial para colocar em prática a proposta de incluir a educação como critério para a distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Na avaliação, Uruguaiana aparece em 419º lugar no ranking, com o índice Imers de 47,53.
O Imers foi calculado por meio das provas realizadas pelo Governo do Estado em outubro do ano passado, nas disciplinas de Português e Matemática. Elas foram aplicadas aos estudantes do 2°, 5° e 9º ano do ensino fundamental, dentro do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers). A avaliação é aplicada na rede estadual e municipal, nos 497 municípios gaúchos. Portanto, a nota obtida por Uruguaiana é considerara bastante baixa.
O novo índice será utilizado para distribuir os recursos do ICMS aos 497 municípios gaúchos a partir de 2024. A média dos municípios gaúchos no índice geral do Imers ficou em 57,19.
Questionada pelo Jornal CIDADE sobre o resultado da avaliação, a coordenadora regional de Educação, professora Sara Cardoso, disse que não estava na coordenadoria e que não poderia falar sobre o assunto.
Já a secretária municipal de Educação, professora Maria Helena Bairros, apontou o que considera como fatores que resultaram na avaliação baixa. Segundo ela, fatores como a pandemia e o não comparecimento dos alunos no dia da prova são os principais. “Tivemos dois anos de pandemia, o que prejudicou as provas que foram realizadas no ano passado. Os alunos estavam com dificuldades de aprendizagem, inclusive não alfabetizados realizando uma avaliação sem estarem em condições”, destaca.
Maria Helena também diz que foram tomadas providencias para reverter este cenário. “Encaminhamos todas as informações e orientações para participação dos alunos, dentre elas, como responderem corretamente os questionários. Também instituímos uma avaliação municipal que irá nos dar subsídio para melhorar internamente a qualidade da educação. Mas estamos com um trabalho organizado para melhorar estes índices”, revela Maria Helena.
Para ela, o resultado da prova é equivocado. “Temos plena convicção que o resultado da prova é fruto de um método errôneo de aplicação, pois a Educação Municipal tem a sua qualidade reconhecida por todos”, diz. Segundo Maria Helena, Uruguaiana tem um dos melhores planos de carreira do Magistério do País e nunca se investiu tanto em Educação como se investe hoje.
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