URUGUAIANA JN PREVISÃO

Gripe

Vacinação contra a influenza continua até o fim dos estoques

Freepik imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A orientação é para que os municípios ampliem o calendário de ações locais enquanto durarem os estoques de vacinas.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza oficialmente encerrou na quarta-feira, 31/5. Contudo, os municípios seguirão aplicando as vacinas, agora aberta a todas as pessoas acima dos 6 meses de idade, enquanto houver doses. Cerca de 2,4 milhões de pessoas já se vacinaram no Estado este ano. Em Uruguaiana o período da campanha encerrou com cobertura vacinal de apenas 40,30% da população alvo. Por outro lado, o município tem quase 150 casos de influenza confirmados e registrou um óbito.

Até o momento, os grupos prioritários de maior risco em caso de contágio com o vírus apresentam cobertura de 44,6%. Esse cálculo leva em conta os públicos das crianças (maiores de seis meses e menores de seis anos), gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e professores.

As doses recebidas pelo Estado para a campanha foram calculadas com base nas estimativas populacionais dos diversos grupos prioritários elegíveis. No Rio Grande do Sul, isso foi dimensionado em cerca de 5 milhões de pessoas. As doses que estão sendo utilizadas para a vacinação do público geral são as que não foram usadas pelos grupos de risco, embora ainda siga a recomendação para que esses continuem procurando os postos para a imunização.

O Rio Grande do Sul já registrou 526 casos de pessoas que pessoas que precisaram se hospitalizar por um quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causado pela influenza. Desses, 38% foram em idosos (199 casos) e 20% em crianças menores de quatro anos (110 casos). Foram 39 óbitos já confirmados, dos quais 23 (ou 59%) foram em idosos.

A vacina contra influenza está disponível no município em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESF) e na Rodoviária Central. Os locais realizam as aplicações no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para se vacinar a documentação exigida é documento com foto e cartão do SUS.

Tudo Fácil realizou mais de 400 atendimentos em 2023 Anterior

Tudo Fácil realizou mais de 400 atendimentos em 2023

Recolhimento de lâmpadas acontece na próxima semana Próximo

Recolhimento de lâmpadas acontece na próxima semana

Deixe seu comentário