Gripe
Vacinação contra a influenza continua até o fim dos estoques

Freepik imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - A orientação é para que os municípios ampliem o calendário de ações locais enquanto durarem os estoques de vacinas.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza oficialmente encerrou na quarta-feira, 31/5. Contudo, os municípios seguirão aplicando as vacinas, agora aberta a todas as pessoas acima dos 6 meses de idade, enquanto houver doses. Cerca de 2,4 milhões de pessoas já se vacinaram no Estado este ano. Em Uruguaiana o período da campanha encerrou com cobertura vacinal de apenas 40,30% da população alvo. Por outro lado, o município tem quase 150 casos de influenza confirmados e registrou um óbito.
Até o momento, os grupos prioritários de maior risco em caso de contágio com o vírus apresentam cobertura de 44,6%. Esse cálculo leva em conta os públicos das crianças (maiores de seis meses e menores de seis anos), gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e professores.
As doses recebidas pelo Estado para a campanha foram calculadas com base nas estimativas populacionais dos diversos grupos prioritários elegíveis. No Rio Grande do Sul, isso foi dimensionado em cerca de 5 milhões de pessoas. As doses que estão sendo utilizadas para a vacinação do público geral são as que não foram usadas pelos grupos de risco, embora ainda siga a recomendação para que esses continuem procurando os postos para a imunização.
O Rio Grande do Sul já registrou 526 casos de pessoas que pessoas que precisaram se hospitalizar por um quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causado pela influenza. Desses, 38% foram em idosos (199 casos) e 20% em crianças menores de quatro anos (110 casos). Foram 39 óbitos já confirmados, dos quais 23 (ou 59%) foram em idosos.
A vacina contra influenza está disponível no município em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESF) e na Rodoviária Central. Os locais realizam as aplicações no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para se vacinar a documentação exigida é documento com foto e cartão do SUS.
Deixe seu comentário