URUGUAIANA JN PREVISÃO

TSE

Advogado multado por petição baseada em "fábula" escrita com ChatGPT

divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Ministro Benedito Gonçalves negou ingresso de advogado em ação e o multou.

O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou um advogado por litigância de má-fé após ele ajuizar uma petição despropositada e inadequada, baseada em uma conversa com o aplicativo de inteligência artificial ChatGPT.

A punição foi imposta em ação de investigação judicial eleitoral que trata da prática de abuso de poder político pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na reunião que teve com embaixadores estrangeiros em 2022, com o objetivo de desacreditar o processo eleitoral.

O advogado Fábio de Oliveira Ribeiro requereu sua intervenção do processo como amicus curiae (amigo da corte), instituto que não é admitido em processos eleitorais, de acordo com a Resolução 23.478/2016, do TSE.

Segundo Gonçalves, a petição é constituída de "uma fábula escrita a duas mãos com o ChatGPT que permite ao usuário de internet conversar com uma inteligência artificial capaz de gerar respostas sobre diversas questões científicas e jurídicas de grande complexidade".

A peça observa que seria "extremamente inadequado" o TSE "seguir a recomendação de uma inteligência artificial", mas assegura que é a "inteligência emocional da Constituição cidadã" que recomenda a inelegibilidade de Jair Bolsonaro.

Na petição, o próprio advogado observa que os argumentos ofertados ao TSE em favor da procedência da ação "podem não ser os melhores". Para Gonçalves, a peça foi levada adiante apesar de o advogado estar ciente da inadequação do material. "Tem-se, na espécie, evidente violação ao dever não deduzir pretensão ciente de que é destituída de fundamento, o que caracteriza comportamento temerário, além de requerimento de intervenção manifestamente infundado", destacou o corregedor-geral da Justiça Eleitoral.

O ministro negou a intervenção do advogado como amicus curiae e lhe aplicou multa no valor de R$ 2,6 mil. O valor será duplicado em caso de reincidência.

Justiça nega indenização a fotógrafo que perdeu olho após ser atingido por bala de borracha Anterior

Justiça nega indenização a fotógrafo que perdeu olho após ser atingido por bala de borracha

CNJ fará mutirão para registrar 2,7 milhões de pessoas sem documento Próximo

CNJ fará mutirão para registrar 2,7 milhões de pessoas sem documento

Deixe seu comentário