URUGUAIANA JN PREVISÃO

Protestos de 2013

Justiça nega indenização a fotógrafo que perdeu olho após ser atingido por bala de borracha

Fernando Frazão/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Sérgio Silva trabalhava na cobertura de um protesto, em junho de 2013, quando foi atingido por disparo, que lhe causou a perda da visão.

Em junho de 2013 o Brasil – especialmente nas capitais estaduais – vivia uma grande onda de protestos. Inicialmente, eles tinham como alvo o aumento das tarifas do transporte público, mas revelaram uma insatisfação geral da população brasileira com a classe política, corrupção e problemas sistemáticos na saúde e na educação. Neste cenário, o jornalismo não parou e diversos profissionais foram para a ‘linha de frente’, para cobrir os eventos e informar a população. Era isso que fazia o fotógrafo Sérgio Silva. Ele fazia a cobertura de um protesto quando foi atingido por uma bala de borracha, o que resultou na perda da visão no olho esquerdo.

O profissional foi à Justiça em busca de uma indenização por conta do ocorrido, mas nesta terça-feira, 26/4, o Tribunal de Justiça de São Paulo rejeitou um recurso movido por seus advogados, que pedia a reconsideração de uma decisão anterior, do próprio TJSP, que havia negado A indenização a Silva, afirmando não ser possível determinar que o disparo foi feito por um policial militar.

Entre os argumentos apresentados pelos advogados de Silva, está o caso de um outro fotógrafo, Alex Silveira, que em 2021 obteve indenização em caso semelhante, no qual também perdeu a visão de um olho. A decisão, neste caso, foi do Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, os três desembargadores da 9ª Câmara de Direito Público do TJSP entenderam que o precedente não se aplicaria ao caso de Silva.

Os magistrados disseram que o fotógrafo não conseguiu provar que a lesão ocorreu sem dúvida por um disparo de bala de borracha, e citaram um laudo pericial que aponta que o ferimento poderia ser por "pau, pedra, mão, cabeça, bolas de gude, bolas e tacos de bilhar, ‘paintball’, coronha de armas, máquina fotográfica próxima ao olho para fotografia e até mesmo projéteis de arma de fogo feitos de borracha ou de elastômero".

A defesa de Silva irá recorrer ao STF. "Nós entendemos que o nexo de causalidade é claro: foram disparados nada menos que 178 tiros de bala de borracha naquela região, foram lançadas mais de 500 bombas de efeito moral. Quem disse isso foi a própria polícia", disseram os advogados do fotógrafo, Maurício Vasques e Lucas Andreucci.

Confissão sob estresse policial não comprova prática de crime, decide STJ Anterior

Confissão sob estresse policial não comprova prática de crime, decide STJ

Advogado multado por petição baseada em Próximo

Advogado multado por petição baseada em "fábula" escrita com ChatGPT

Deixe seu comentário