TRF4 lançou ontem novo portal
Às 13h de ontem, 7/11, entrou no aro novo site do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). De acordo com o órgão, a necessidade de construção de um novo portal veio da demanda em atender necessidades de acessibilidade que o anterior não atendia mais. "É natural termos de atualizar tecnologias na internet, pois os sistemas evoluem muito rapidamente. Nosso portal estava deixando a desejar nessa área, criando dificuldades, especialmente para pessoas com deficiência que acessam diariamente nosso site", divulgou o TRF4.
O novo portal foi inteiramente produzido por servidores do TRF4, das áreas de Tecnologia da Informação e de Conteúdo Institucional, e todo o sistema desenvolvido está baseado em software livre. O órgão afirmou ainda que a nova plataforma obteve resultados excelentes, com índices de 98% de aprovação em todos os testes realizamos durante seu desenvolvimento. Atualmente, o portal do TRF4 tem uma média de milhões de acessos ao mês.
Case mundial
Para o desenvolvimento do novo portal, o órgão inspirou-se em um case de sucesso mundial, o site do governo do Reino Unido. "Eles conseguiram organizar todos os serviços de seus órgãos em um só site de forma simples e didática. Empresas e órgãos governamentais do mundo inteiro utilizam essa experiência de sucesso como inspiração para projetar seus portais de serviços. O TRF4 fez essa mesma opção", declarou o órgão em notícia oficial.
Segundo o TRF4, outra necessidade foi abraçada com a mudança para o modelo novo: atender à Carta de Serviços da Justiça Federal, uma lista organizada e unificada de serviços prestados às pessoas, alinhado com os princípios do caso modelo. Foram criadas 12 categorias que estão em destaque no novo site para que você encontre facilmente o conteúdo que procura.
Busca
A partir de agora, a busca do portal vai ajudar a encontrar mais rapidamente o conteúdo procurado. Ao digitar, aparecerão sugestões de temas. Os serviços mais acessados foram selecionados e criada uma área para que o usuário vá direto ao sistema ou conteúdo que procura.
Versão para telefones celulares
Pela primeira vez, o portal terá uma versão exclusiva para navegação em smartphones. Foi criado um menu específico para essa versão de forma a garantir uma experiência agradável em todos os dispositivos (esta funcionalidade estará disponível em breve).
Acessibilidade
Uma grande parte do que foi desenvolvido para garantir a acessibilidade no portal não é percebido porque foi feito no nível da programação de informática. Mas algumas opções estão diretamente na página inicial. Utilizando atalhos do teclado qualquer pessoa poderá navegar entre os menus e conteúdos, além de aumentar contraste e ajustar o tamanho do texto.
Agenda
A partir de agora, haverá um espaço reservado para divulgar o calendário de todas as sessões de julgamento e eventos promovidos pelo TRF4. Num mesmo local, você irá encontrar links para as pautas de julgamento e para a transmissão ao vivo das sessões.
Indicadores estratégicos
A transparência é um dos valores da Justiça Federal. Foi criada uma área de indicadores para proporcionar o acompanhamento em tempo real do desempenho do TRF4. Inicialmente, serão publicadas estatísticas do tribunal e o número total de processos eletrônicos já abertos no eproc.
Julgamentos e Eventos
O Tela TRF4 é um serviço pioneiro disponibilizado desde 2015, que transmite ao vivo todas as sessões de julgamento do TRF4 (apenas os julgamentos criminais não têm autorização para serem exibidas), além de inserir o trecho de vídeo do julgamento em cada processo judicial eletrônico. Agora, no novo portal, o acesso às transmissões está mais simples e intuitivo.
Em breve
A atualização do portal está começando pelo tribunal. Aos poucos, as Seções Judiciárias vão adotar o novo padrão em seus sites também, unificando a carta de serviços dos órgãos da 4ª Região.
Dúvidas ou dificuldades e sugestões podem ser encaminhadas ao Tribunal através de um e-mail específico para esta finalidade: novoportal@trf4.jus.
Deixe seu comentário