Confira as datas de matrícula para a rede estadual e municipal
Operação
"Lei e Ordem" desmantela quadrilha e prende 26 em Uruguaiana
PCRS/Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - PC cumpriu mandados de busca e apreensão em 20 bairros da cidade
por Fredo Tarasuk
Uma megaoperação da Polícia Civil, deflagrada na manhã desta terça-feira, 26/11, desarticulou uma quadrilha responsável por tráfico de drogas, homicídios, extorsões e incêndios em Uruguaiana. Batizada de "Lei e Ordem", a ação cumpriu 65 ordens judiciais, incluindo 29 mandados de prisão preventiva e 36 mandados de busca e apreensão.
A operação, coordenada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Uruguaiana, mobilizou 168 agentes da Segurança Pública de 29 cidades, com o apoio de 66 viaturas. As ações se concentraram em 20 bairros de Uruguaiana e Osório, além da Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana.
Investigação
A investigação, que durou 7 meses, identificou 37 pessoas envolvidas no esquema criminoso, incluindo o líder e gerentes. O grupo comandava pelo menos 40 pontos de venda de drogas em Uruguaiana e estava ligado a homicídios e extorsões contra empresários locais, que sofreram ameaças e tiveram seus estabelecimentos e veículos incendiados.
Incêndio elucidado
Um dos casos elucidados pela operação "Lei e Ordem" foi o incêndio criminoso que impressionou a comunidade de Uruguaiana no dia 9/11. Na ocasião, um empresário teve sua caminhonete incendiada em frente a um condomínio residencial na Rua Vasco Alves. As câmeras de segurança do edifício flagraram o momento em que um homem ateia fogo ao veículo, por volta das 21h05min. O ataque estava ligado à série de ameaças e extorsões que o empresário vinha sofrendo nas últimas semanas, orquestradas pela quadrilha agora desmantelada.
Drogas na comida
Uma das descobertas mais chocantes da investigação foi o esquema de envio de drogas para dentro da penitenciária. A quadrilha contratou uma cozinheira para preparar refeições com drogas escondidas em potes de comida destinados aos detentos. Além disso, drogas, celulares e carregadores eram arremessados para dentro do presídio durante a noite e "pescados" pelos presos com equipamentos artesanais.
26 presos
Até o começo da tarde, 26 pessoas haviam sido presas, incluindo o líder e gerentes da quadrilha. Entre os materiais apreendidos estão drogas, dinheiro e outros elementos relevantes para a investigação. Os presos foram encaminhados ao sistema prisional e as buscas pelos foragidos continuam.
Segundo a PC, o nome da operação, "Lei e Ordem", reflete o objetivo da operação: reprimir com rigor os crimes graves e garantir a ordem social.
Deixe seu comentário